[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Re: EUA

Olá a todos

Eu até quis ficar longe dessa discussão mas não consegui...

Paulo Eduardo Azevedo Silveira wrote:

> seus pais e avos foram mortos pelos judeus do estado de Israel,
> comandados pelo estados unidos, todo o dia da sua vida eh um
> inferno, milhoes de pessoas morrendo, muitas mesmo, todo seu povo e
> a sua cultura (muito em especial) esta sendo destruida e extinta
> (!) do mundo, quando voce ve algum sinal de reacao, o que voce deve
> fazer?

Eu me sinto ofendido pelo começo de sua afirmação. Dizer que os pais e
avós foram mortos pelos judeus do estado de Israel é exatamente o mesmo
que dizer que o atentado foi cometido pelos muçulmanos do Afeganistão.
Eu sou judeu, tenho família em Israel, e um de meus primos é membro
ativista do centro Guivat Haviva, que promove a convivência entre judeus
e árabes palestinos. Tenho certeza de que meu primo e o resto de minha
família, que são judeus do estado de Israel, não mataram ninguém. Temos
que tomar cuidado com a maneira de nos expressar, pois o ódio se alastra
através de detalhes como esse.

Quanto à reação dos palestinos, sim, é verdade que Israel defende
interesses norte-americanos no Oriente Médio, e que por isso os
palestinos tenham aprendido desde cedo a odiar os dois países. E por
isso é compreensível que eles tenham tido essa reação. Compreensível,
mas não aceitável. No entanto, creio que pior que tudo é a forma com que
a mídia manipula as informações, transformando o desabafo das pessoas
nas ruas em uma opinião geral que parece ser mascarada pelos líderes que
se declaram contra o atentado. Ou seja, a mídia tenta passar com essas
imagens que todo o povo palestino comemorou pelas ruas, mas eu creio que
muitos palestinos se sentiram tristes, e sentiram o mesmo que eu, que o
terrorismo alcançou níveis de ousadia e violência jamais vistos, e que
as chances de paz no Oriente Médio ficaram bem menores. No final das
contas, o que o povo palestino quer é a mesma coisa que os judeus
lutaram para conseguir: um estado próprio. Eu creio que isso só pode ser
conseguido se judeus e palestinos aprenderem a conviver lado a lado,
pois um eventual estado palestino ficará inevitavelmente em fronteira
com o estado de Israel, e os dois terão que compartilhar do problema de
falta de água juntos, entre outras coisas. O terrorismo só vem a
aumentar o ódio da população israelense contra os palestinos em geral, e
até contra todo e qualquer muçulmano, e assim a população resolveu
eleger um maníaco como primeiro-ministro (depois de um líder de esquerda
fracassar ao tentar parar o terrorismo através de concessão de
territórios, que é a reivindicação palestina), que acha que a solução é
invadir cidades com tanques e bombardear pessoas importantes na
comunidade palestina (algumas realmente ligadas ao terrorismo, outras
não), o que só aumenta o ódio do povo palestino, que acaba apoiando o
terrorismo e vibrando com a morte de pessoas inocentes. Ou seja, se
nenhum dos lados ceder, isso se torna cada vez maior.

> a maioria dos palestinos estavam contentes pela reacao e NAO pela
> morte de civis.

Sim, deveríamos nos sentir envergonhados, mas pior que isso é viver num
mundo onde vários grupos de pessoas se julgam superiores aos outros,
dando lugar a preconceito, racismo e ódio. E viver num mundo onde uma
iniciativa mundial para discutir o racismo acaba se tornando palco de
disputas políticas que fogem ao escopo da mesma. E viver num mundo onde
para algumas pessoas a vida de centenas ou milhares de pessoas não vale
nada. E viver num mundo onde a miséria, o ódio e a manipulação levam
pessoas a estarem dispostas a morrer desde que matem o maior número de
inocentes consigo.

> eh o capitalismo, nao o mundo. porem o capitalismo esta transitando
> para a fase conhecida como ganha/ganha (win/win nos livros de
> admnistracao)

Não entendi essa parte...

De acordo com meus parcos conhecimentos de árabe, eles gritaram Allah
hu'Akbar, que significa "Deus é Único", um dos preceitos básicos do
Islã, que está escrito no início do Alcorão. E como já foi dito, quantas
atrocidades não se cometeu em nome de Deus?

> tenho a impressao que eh apenas uma expressao, aposto que nem todos
> la eram islamicos.

Desculpa ser chato, mas o termo correto é muçulmanos (a religião se
chama Islã (do árabe Islam, ou Fé), e seus seguidores são muçulmanos (do
árabe Muslim, ou "aquele que tem fé").
Enfim, sim, todos lá eram muçulmanos, os palestinos são os árabes
muçulmanos que moram na Palestina (nome dado à região pelos Romanos, e
resgatado pelos britânicos que tomaram a região dos turcos durante a
Primeira Guerra Mundial), que hoje em dia é Israel.

Desculpem, sei que estou ajudando a fugir do assunto da lista, mas
precisava desabafar.
Eu estou cansado de viver com medo (pois os atentados terroristas não
acontecem somente dentro de Israel), inseguro (há alguns anos uma
entidade judaica em Buenos Aires sofreu um atentado que matou centenas,
e isso pode muito bem acontecer no Brasil) e por vezes discriminado.
Estou cansado de ouvir que os judeus mataram Jesus, quando o próprio
Vaticano já negou essa afirmação. Estou cansado de ver que há gente que
me odeia e está disposta a me matar só por causa de minha ascendência,
sem me conhecer. E temo que isso passe a ocorrer com os muçulmanos. Temo
que o povo norte-americano (ou mesmo o brasileiro, levado pela mídia)
venha a odiar qualquer muçulmano, e considerá-lo responsável pelo
atentado. Enfim, eu sei o que é ser odiado pelo que você não fez, e não
desejo isso a ninguém.

--
[]s  Fanta

Alessandro "Fanta" Wilner - BCC IME USP
<fanta@linux.ime.usp.br>

"There may be no excuse for laziness, but I'm sure looking."