[Prévia cron rev] [Próxima Cron rev] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico reverso] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Re: EUA

Antes de mais nada, quero dizer que a visão do Michel é bastante lucida e bem argumentada.

Também quero dizer que entendi o que ele disse quando nào propôs essa mensagem como tema de um novo debate. O interesse desse assunto para a nossa disciplina ainda não está bem claro - até pelo fato de ser um acontecimento muito recente, e nem todas as informações cruciais estarem à mão.

Também abomino esse tipo de manifestação, e qualquer um minimamente informado sabe que isso é o que de pior poderia acontecer.

Quanto a considerar que a comemoração ridícula dos palestinos como uma manifestação de uma cultura diferente do ocidente... se é lícito considerar tal hecatombe ,não importa qual a escala de valores de uma cultura, como um motivo pra comemoração, então quero aqui me afirmar como o mais ocidentalizado possível. Tal cultura não só merece ser considerada inferior como deveria ser esmagada. Não nego que instintivamente essa minha condição de habitante do submundo que é a América Latina se sentiu acalentada ao ver todos aqueles gatos gordos sofrendo... mas fazer o que, sou fruto de uma civilização que já existia antes de mim a muitos séculos: ver um absurdo daqueles me fez reagir, quase tào instintivamente, sentindo uma repulsa pelo responsável por tal ato. Vejo alguém com dor e compadeço-me; mesmo em se tratando de um inimigo, nào vou poder evitar de sentir um impulso de aliviar a dor dele.

Quanto ao mais, é tudo muito metafórico no argumento do Michel. Mas tendo a ser pragmático. Ontem, como disse numa outra mensagem, ouvi um correspondente internacional da tv dizer que isso pode ter precipitado a recessão nos EUA, haja vista os bilhões que a recuperação desses dias sem tráfego aéreo e bolsa inoperante vão custar. E numa eventual recessão dos EUA, quem perde? O mundo. O Brasil, nem é preciso dizer, entra em coma, cada vez que os EUA sentem uma gripe. Quem pode dizer o que tal crise americana imporá ao Brasil, com a ALCA batendo à porta? Quem pode dizer se a Argentina não é um ensaio do que acontecerá no continente todo se a economia americana for à breca?

Por pior que seja, por mais arrogância que aquele republicanozinho ridículo mostre, por mais que os anos Reagan/ Bush pai pareçam estar voltando, chegamos ao ponto em que o bem estar dos EUA tem que estar em nossas preces, tanto que o nosso bem estar parece estar atrelado ao deles

E é claro resta apenas condenar o eventual xenofobismo que tais problemas sempre acarretam, ainda mais nos EUA. O melhor que poderia acontecer é tal atentado ter sido provocado por extremistas de direita mesmo. Isso pelo menos evitaria um novo macartismo.

Em tempo: o ãsào in toto responsáveis, e que sào igualmente vítimas.

Creio que pareci meio mau-humorado nessa mensagem :-) mas não, só queria registrar umas impressões

[ ]'s a todos

Vinicius