MAC-339 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento

Notas de Aula

14/08/2001 e 16/08/2001

Tópicos de discussão
  Introdução
  Tecnologia da Informação
  Dicionários

Comunidade Virtual
  Lista de discussão

Material de apoio
(Motores de busca)
   Internacionais:
  Google
  AltaVista
  Yahoo
   Brasileiros:
  Radix
  Yahoo-br
  Todobr
  Cade

Fontes de notícias e informação
  RRE - The Red Rock Eater
  The Economist
  New York Times
  The Wall Street Journal Americas

Tecnologia da Informação

Foram observados e discutidos os aspectos do processo de transição do tecnologia da informação assim como suas consequências sociais, econômicas e culturais. Esse processo teve início com a construção do primeiro computador, ENIAC (Veja em: The ENIAC Story ), e há aproximadamente 56 anos vem sofrendo um processo de crescimento exponencial com uma constante de 12-24 anos.

LEI DE MOORE (de A Estrada do Futuro, de Bill Gates) Em 1965, Gordon Moore, que mais tarde fundou a Intel ao lado de Bob Noyce, previu que a capacidade de um chip de computador dobraria anualmente. Moore fez a projeção com base na relação preço/desempenho dos chips de computador do triênio anterior. Na verdade, Moore não acreditava que esse índice de avanço fosse durar muito tempo. Mas, dez anos depois, a previsão se mostrou verdadeira e ele voltou a prever que a capacidade dobraria a cada dois anos. Até hoje as previsões para os chips se mantiveram e a média - uma duplicação da capacidade a cada dezoito meses - é chamada, entre os engenheiros, de Lei de Moore.

Nenhuma experiência em nosso cotidiano nos prepara para as implicação de um número que dobra muitas vezes - para as melhorias exponenciais (...) A Lei de Moore provavelmente se manterá mais uns vinte anos. Nesse caso, uma operação computadorizada que agora leva um dia será executada 10 mil vezes mais rapidamente e, portanto, leverá menos que dez segundos.

Um exemplo da lei de Moore para CPU:

Gráfico da lei de Moore para CPU

Veja mais sobre a Lei de Moore

Foi feito uma comparação do crescimento da TI com o crescimento da população mundia também exponencial. Veja o gráfico do crescimento populacional abaixo:

Gráfico do crescimento populacional

Porém a constante do crescimento exponencial da população é bem menor, ou seja as constantes de tempo para que a população dobre é bem maior.

A principal abordagem foi o uso da teia mundial como repositório de informação. A tecnologia de informação existente anterior a teia mundial era a das grandes enciclopédias, dicionários e jornais que representava um meio estático na obtenção de informação.

Tomando como exemplo a Enciclopédia Britanica, as informações somente eram atualizadas anualmente com o chamado "livro do ano", ou seja era bem lento. Os jornais eram a fonte de informação existente mais dinâmica porém a variedade e o volume de informação eram bem restritos. Tambem há o aspecto da participação das pessoas na informação, restrita as editoras e jornalistas, nessa estapa as pessoas eram passivas, não existia colaboração na informação.

Com a chegada da teia mundial houve uma transformação nessa tecnologia mudando esses três aspectos, trouxe uma dinamização na obtenção de informação, grande variedade e volume de informação e a possibilidade de colaboração ativa na elaboração da informação.

Consequentemente apareceram algumas questões a serem discutidas, como:

  • Um possível problema de falta de empregos tradicionais (sem o uso de computadores) versus criação de novos empregos (especializados no uso dessas novas tecnologias). De acordo com Indicadores de Internet a internet gerou 650.000 novos postos de trabalho em 1999 segundo pesquisas do Centro de Pesquisa para o comércio eletrônico da Universidade do Texas, em Austin. O que mostra uma substituição de empregos com a internet.

  • A falta de legislações que tratem de problemas relacionados a essas novas tecnologias. Veja legislação da internet no Brasil no CBEJI - Centro Brasileiro de Estudos Jurídicos da Internet que mostra como o processo de elaboração da legislação não consegue acompanhar a rapidez das consequências trazidas pela internet.
OBS: Essas questões serão levantadas novamente durante o curso.

Para dar sugestões e fazer comentários sobre esse assunto escreva para a nossa Comunidade Virtual.