next up previous contents
Next: Informação Distribuída Up: Características Marcantes Previous: Compartilhamento de Canal

Cooperação

A rede, com os seus mecanismos de comunicação já bem desenvolvidos, revelou-se um catalizador e mesmo um instrumento insuperável para a cooperação entre pessoas e grupos trabalhando em um objetivo comum, bem definido, a ponto de surpreender até mesmo os maiores especialistas da área. Existem milhares de exemplos deste fenômeno, mas talvez o caso mais dramático seja aquele do desenvolvimento cooperativo do sistema operacional Linux.

O Linux é um entre os inúmeros sistemas operacionais da família Unix. Ele está sendo desenvolvido desde 1991 através da Internet, por milhares de ativistas, geralmente entre 20 e 30 anos de idade, que, via de regra, não se conhecem pessoalmentegif. Acreditamos que qualquer especialista que fosse chamado a opinar em 1990 sobre a possibilidade de sucesso de uma operação de tamanha complexidade, desenvolvida por uma equipe tão numerosa e tão heterogênea, sem laços de comunicação face a face, concluiria pela mais absoluta impossibilidade de conclusão bem sucedida da tarefa. Pois bem, o Linux roda de forma estável desde 1993. Além disto, ele é totalmente gratuito e distribuído como ``software'' livre, isto é, junto com o seu programa fonte, que pode ser alterado conforme os interesses ou necessidades de cada usuário.

Desenvolvido inicialmente para a plataforma PC, literalmente disponível em qualquer esquina, o Linux hoje conta também com implementações para as arquiteturas da família 68000 da Motorola, Alpha da DIGITAL e Sparc da SUN. Ele está começando a ser usado também em arquiteturas muito complexas na área da super-computação. Implementações para os micro-processadores PowerPC e MIPS estão em andamento e bem adiantados. Várias destas implementações têm o apoio explícito das empresas envolvidas nas respectivas arquiteturas (DIGITAL, NEC e IBM), em que pese que estas empresas possuem o seu próprio sabor de Unix em que investiram já milhões de dólares.

Por outro lado o Unix é, sem dúvida, um sistema operacional de uso amplo, muito desenvolvido e versátil, tanto que é o único que está implementado na quase totalidade dos tipos de computadores. Entretanto, ele foi bastante prejudicado pela falta de uma normatização ampla, o que levou a uma dispersão das características do sistema, pois cada fabricante tentou seguir as suas próprias idiossincrasias.

Por estes fatos todos, consideramos hoje em dia o Linux como o único sistema com possibilidades concretas de alcançar o status de padrão de fato da família Unix. Note-se que se não houvesse micro-computadores ou rede Internet, certamente não haveria Linux!


next up previous contents
Next: Informação Distribuída Up: Características Marcantes Previous: Compartilhamento de Canal

Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997