Todos os seminários são realizados no IME.
Data | Horário | Local | Palestrante | Tema |
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18/08 | 17:30 | B-143 | Adriano Muniz | Reconhecimento de íris |
25/08 | 17:30 | B-143 | Thiago Barcelos | Aquisição de vídeo em Linux |
08/09 | 17:30 | B-143 | Márcio Cabral | Segmentação de cor para reconhecimento de gestos |
08/10 | 18:00 | B-143 | Luis Carlos Y. Endo | Um algoritmo de interação eficiente usando campos de força |
16/10 | 11:30 | Jacy Monteiro | Matthew Turk | Computer vision in the interfaces |
22/10 | Não haverá seminários nessa semana | |||
29/10 | 18:00 | B-143 | Thiago S. Barcelos | Magic Pointing |
05/11 | 18:00 | B-143 | Bruno Pera | Modelamento de faces e simulação de expressões facias |
12/11 | Semana de Break | |||
19/11 | 18:00 | B-143 | Ricardo B. Cordeiro | Técnicas de simulação baseadas em Física |
Palestrante: Adriano Saturno Muniz
Sala: IME - B 143
Horário: 17:30hs
Resumo:
A tecnologia biométrica é uma nova abordagem para identificação de seres
humanos baseada em características fisiológicas e comportamentais. O
avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos tornou possível o
desenvolvimento de sistemas biométricos confiáveis e rápidos.
As principais vantagens no uso de sistemas biométricos são o fato de eles
estarem sempre disponíveis (o usuário não precisa se lembrar de senhas),
serem intransferíveis e terem grande variabilidade entre indivíduos
diferentes.
Sistemas biométricos baseados em reconhecimento de padrôes de íris têm se
revelado bastante robustos e tornaram factível a identificação de seres
humanos em tempo real e com alto grau de confiabilidade.
Palestrante: Thiago Schumacher Barcelos
Sala: IME - B 143 -> TRANSFERIDO PARA A-267
Horário: 17:30hs
Resumo:
Várias aplicações nas áreas de Visão Computacional e Interação Humano
Computador demandam a captura e processamento de vídeo em tempo
real. Com a crescente escolha do Linux como sistema operacional de
suporte a tais aplicações, surge a opção de usar a API Video4Linux,
parte integrante das versões mais recentes do kernel.
Neste seminário daremos uma visão geral da arquitetura e uso da
Video4Linux, e apontaremos decisões de implementação necessárias para
sistemas que a usem. Será feita uma breve comparação com outras
alternativas para captura de vídeo em Linux, e aplicações já existentes
que empregam a Video4Linux serão comentadas.
Palestrante: Márcio Calixto Cabral
Sala: IME - B 143
Horário: 17:30hs
Resumo:
Serao descritos alguns algoritmos
para segmentacao da cor da pele, com o objetivo de
detectar as mãos e o rosto do usuário. O sistema
esta sendo implementado usando Linux e uma câmera
firewire. Faremos também uma breve demonstração.
Palestrante: Luis Carlos Yano Endo
Sala: IME - B 143
Horário: 18:00hs
Resumo:
A animação e interação em tempo real em cenas
contendo um grande número de objetos é um dos
principais problemas atuais na área de Computação
Gráfica. Tais aplicações requerem um algoritmo de
interação eficiente para tratar este problema.
Neste seminário apresentamos a técnica de Campo de Forças, que propõe uma aproximação para resolver o problema de interação de modo eficiente e sem comprometer o realismo da cena. Para isto, são utilizados conceitos relacionados a Geometria computacional e à técnica de Níveis de detalhes, que trata objetos próximos ao usuário utilizando um modelo mais realista e objetos distantes com uma técnica mais eficiente, porém menos precisa.
Palestrante: Prof. Matthew Turk
Título: Computer Vision in the Interfaces
Local: Auditório Jacy Monteiro do IME
Horário: 11:30hs
Abstract:
Visual information is clearly important in human-to-human interaction. Through the modality of vision, we can instantly determine a multitude of salient facts and features about other people, including information about presence, identity, posture, focus of attention, expression, gestures, and general activity. One goal of computer vision research is to create systems that automatically produce this information from video camera input. Such non-intrusive sensing and perception can support specific vision-based interaction domains such as games, biometrics, and accessibility, as well as general multimodal interfaces that combine visual information with speech and language technologies, haptics, user modeling, etc.
Computer vision is a very difficult problem that is still far from being solved in the general case after several decades of determined research, largely driven by applications in robotics and general scene interpretation. However, in the past dozen or so years, there has been growing interest in turning the camera around and using computer vision to "look at people" - i.e., to detect and recognize human faces, track head, faces, hands, and bodies, analyze facial expression and body movement, and recognize gestures. There has been significant progress towards building real-time, robust vision techniques, helped partly by advances in hardware performance driven by Moore's Law. Certain sub-problems (e.g., face detection and face recognition) have had notable commercial success, while others (e.g., gesture recognition) have not found a killer app niche. In all of these areas, there remain significant speed and robustness issues, as fast approaches tend to be brittle and more principled and thorough approaches tend to be excruciatingly slow.
Despite the mixed results to date, there are many reasons to be optimistic about the future of computer vision in the interface. This talk presents the overall state of computer vision technology as it relates to vision-based and multimodal interfaces, and discusses the significant issues of speed and robustness that are key to creating truly usable systems. I will summarize the main problems and approaches relevant to the field, discuss research progress and commercial applications, and provide insight into future directions of the technology.
Palestrante: Thiago S. Barcelos
Sala: IME - B 143
Horário: 18:00hs
Resumo:
Dentre as alternativas no desenvolvimento de novos dispositivos de entrada
para uso em sistemas computacionais encontra-se o uso de rastreadores de
olhar. Tais dispositivos podem informar a posição observada atualmente pelo
usuário, em geral sobre a tela do monitor.
Zhai, Morimoto e Ihde propuseram uma técnica de interação que combina o uso do
mouse com a informação provida por um rastreador de olhar - o MAGIC (Manual
and Gaze Input Cascaded) Pointing. Nessa palestra discutiremos o
funcionamento do MAGIC Pointing e mostraremos resultados de estudos piloto já
realizados. Serão discutidas também propostas de incrementos ao MAGIC Ponting
desenvolvidas ao longo do último ano.
Palestrante: Bruno Pera
Sala: IME - B 143
Horário: 18:00hs
Resumo:
Animação realista de faces é um problema fundamental de computação gráfica - e um dos mais difíceis. As aplicações para animação de faces abrange diversas áreas como animação de personagens em filmes, jogos eletrônicos, vídeo conferência, agentes para interfaces com usuários, entre outras.
Nesta apresentação mostraremos alguns conceitos relacionados com modelamento de faces e síntese de expressões faciais, discutiremos implementação de uma técnica para ajuste de um modelo 3D através de fotografias e os resultados de tal implementação.
Break
Palestrante: Ricardo Bueno Cordeiro
Resumo:
Serão apresentadas algumas técnicas de simulação
baseadas em física, e alguns algoritmos recentes para a detecção de
colisão.