Lista de discussão de MAC 2301

[Prévia por Data][Próxima por Data]
[Prévia por Assunto][Próxima por Assunto]
[Índice por Data][Índice por Assunto]
[Envie uma nova mensagem para a lista] [Responda esta mensagem]

RE: Listas de Exercícios de MAC-2301

Um aluno me enviou o seguinte e-mail. Preferi compartilhar a
minha resposta com toda a lista
 > Professor,
 >
 > Acho que a idéia de avaliar os alunos em aula com os
 > exercícios de classe deveria ser revista.
 >
 > Sei que, com o exercício de classe, procura-se saber
 > se o aluno aprendeu o conteúdo dado. No entanto, o que
 > se nota é que, devido ao tempo de aula e à
 > disponibilidade do laboratório (principalmente na
 > parte da tarde) isso não acontece.

A decisão de estrutura de dados se tornar um laboratório foi
decorrente da ação para tornar o curso de Engenharia da Computação mais
prático. Para vocês terem uma idéia, o mesmo curso é dado no IME, sendo que
as quatro horas por semana são teóricas. Como a ementa foi mantida, não
existe forma de se fazer milagres.

 > Depois da explicação teórica, o tempo que sobra
 > durante a aula para fazer os exercícios (que não estão
 > sendo tão simples de se resolver) não está sendo
 > suficiente. Resultado: avalia-se quais alunos são mais
 > rápidos e não quais aprenderam a matéria.

O problema também pode estar em outro lugar, por exemplo aqui no IME, antes de
se fazer estrutura de dados existem as seguintes matérias: Desenvolvimento de
Algoritmos -122, Laboratório de Programação 1 - 211 e Laboratório de
Programação 2 - 212.  Isto se faz necessário pois é necessária uma base de
programação antes de se ensinar ED. Conhecer alocação ligada deveria ser um
pré-requisito de ED. No caso, a rapidez está ligada a alguns alunos já terem
este conhecimento prévio (e a maioria não...)

 > A prova vai ser assim também? Uma prova de VELOCIDADE?
 > Obviamente não se pode esperar que o aluno leve a vida
 > inteira para resolver um exercício ou uma prova, mas
 > será que não é possível fazer estimativas melhores
 > para os tempos de resolução dos problemas? O que
 > esperar de uma prova com 100 minutos de duração quando
 > 100 minutos não estão sendo suficientes para resolver
 > exercícios simples?

Duas coisas:
     1) Na prova não existem erros de compilação, e pode-se as vezes
explicar uma idéia ao invés de escrever código;
     2) A prova vai englobar a matéria dada em sala, com questões
de níveis diferentes. Geralmente ela é elaborada de forma que um aluno que
conheça razoavelmente a matéria possa tirar 5 sem grandes dificuldades. Além
disto a prova tem duração de 2h30.

 > A idéia de se colocar a aula da semana seguinte na
 > internet é ótima. Com isso pode-se ver o conteúdo da
 > aula com antecedência e dar uma lida na matéria (mesmo
 > que rápida) para saber o que devemos esperar ao entrar
 > em sala. Ter colocado o cronograma da matéria na
 > página também evita a "aula supresa". Ponto para o
 > senhor!

Ufa !! fiz o meu gol de honra :)

 > Assim, deixo aberta a discussão para que a forma de
 > avaliação seja repensada, pois acredito que as
 > disciplinas de MAC, ou qualquer outra disciplina,
 > devem cobrar o conteúdo do aluno sem ficarem com a
 > fama de serem "chatas de se cursar". É preciso
 > aprender sem deixar de se gostar de aprender.
 >
 > É isso.

Não sei se a matéria está chata de cursar, quem pode falar
a respeito são vocês. O que eu tento fazer é sempre motiva-los
com conhecimentos relativos a programação (que na minha oponião
é um dos pontos fracos do currículo).

 > PS: Uma sugestão para o problema dos exercícios de
 > aula é estender o prazo de entrega. Tenho certeza que
 > muitos sabem fazer o exercício, porém o que falta para
 > alguns (estou incluído neste caso) é um pouco mais de
 > tempo e calma para fazê-los.

Ops, acho que vou perder o ponto ganho agora. A vantagem de cobrar o exercício
na própia aula é forçar a participação dos alunos. Se isto não é feito,
a participação diminui. Não pretendo mudar isto. Pense bem, se vocês tivessem
olhado o exemplo disponibilizado na WEB (lista-ligada.c) e estudado um pouco
antes da aula, não ocorreriam estes problemas...

Alfredo