Lista de discussão de MAC 2301
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RE: Listas de Exercícios de MAC-2301
- Subject: RE: Listas de Exercícios de MAC-2301
- From: Alfredo Goldman <gold@ime.usp.br>
- Date: Tue, 09 Apr 2002 11:39:46 -0300
Um aluno me enviou o seguinte e-mail. Preferi compartilhar a
minha resposta com toda a lista
> Professor,
>
> Acho que a idéia de avaliar os alunos em aula com os
> exercícios de classe deveria ser revista.
>
> Sei que, com o exercício de classe, procura-se saber
> se o aluno aprendeu o conteúdo dado. No entanto, o que
> se nota é que, devido ao tempo de aula e à
> disponibilidade do laboratório (principalmente na
> parte da tarde) isso não acontece.
>
A decisão de estrutura de dados se tornar um laboratório foi
decorrente da ação para tornar o curso de Engenharia da Computação mais
prático. Para vocês terem uma idéia, o mesmo curso é dado no IME, sendo que
as quatro horas por semana são teóricas. Como a ementa foi mantida, não
existe forma de se fazer milagres.
> Depois da explicação teórica, o tempo que sobra
> durante a aula para fazer os exercícios (que não estão
> sendo tão simples de se resolver) não está sendo
> suficiente. Resultado: avalia-se quais alunos são mais
> rápidos e não quais aprenderam a matéria.
>
O problema também pode estar em outro lugar, por exemplo aqui no IME, antes de
se fazer estrutura de dados existem as seguintes matérias: Desenvolvimento de
Algoritmos -122, Laboratório de Programação 1 - 211 e Laboratório de
Programação 2 - 212. Isto se faz necessário pois é necessária uma base de
programação antes de se ensinar ED. Conhecer alocação ligada deveria ser um
pré-requisito de ED. No caso, a rapidez está ligada a alguns alunos já terem
este conhecimento prévio (e a maioria não...)
> A prova vai ser assim também? Uma prova de VELOCIDADE?
> Obviamente não se pode esperar que o aluno leve a vida
> inteira para resolver um exercício ou uma prova, mas
> será que não é possível fazer estimativas melhores
> para os tempos de resolução dos problemas? O que
> esperar de uma prova com 100 minutos de duração quando
> 100 minutos não estão sendo suficientes para resolver
> exercícios simples?
>
Duas coisas:
1) Na prova não existem erros de compilação, e pode-se as vezes
explicar uma idéia ao invés de escrever código;
2) A prova vai englobar a matéria dada em sala, com questões
de níveis diferentes. Geralmente ela é elaborada de forma que um aluno que
conheça razoavelmente a matéria possa tirar 5 sem grandes dificuldades. Além
disto a prova tem duração de 2h30.
> A idéia de se colocar a aula da semana seguinte na
> internet é ótima. Com isso pode-se ver o conteúdo da
> aula com antecedência e dar uma lida na matéria (mesmo
> que rápida) para saber o que devemos esperar ao entrar
> em sala. Ter colocado o cronograma da matéria na
> página também evita a "aula supresa". Ponto para o
> senhor!
Ufa !! fiz o meu gol de honra :)
> Assim, deixo aberta a discussão para que a forma de
> avaliação seja repensada, pois acredito que as
> disciplinas de MAC, ou qualquer outra disciplina,
> devem cobrar o conteúdo do aluno sem ficarem com a
> fama de serem "chatas de se cursar". É preciso
> aprender sem deixar de se gostar de aprender.
>
> É isso.
Não sei se a matéria está chata de cursar, quem pode falar
a respeito são vocês. O que eu tento fazer é sempre motiva-los
com conhecimentos relativos a programação (que na minha oponião
é um dos pontos fracos do currículo).
>
> PS: Uma sugestão para o problema dos exercícios de
> aula é estender o prazo de entrega. Tenho certeza que
> muitos sabem fazer o exercício, porém o que falta para
> alguns (estou incluído neste caso) é um pouco mais de
> tempo e calma para fazê-los.
>
Ops, acho que vou perder o ponto ganho agora. A vantagem de cobrar o exercício
na própia aula é forçar a participação dos alunos. Se isto não é feito,
a participação diminui. Não pretendo mudar isto. Pense bem, se vocês tivessem
olhado o exemplo disponibilizado na WEB (lista-ligada.c) e estudado um pouco
antes da aula, não ocorreriam estes problemas...
Alfredo