Fernando Mário de Oliveira Filho

Alunos e orientação

Tenho grande interesse em orientar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado nas áreas teóricas de ciência da computação (e.g., otimização combinatória, otimização em geral) e em matemática (e.g., problemas em geometria, teoria de códigos, aplicações de análise harmônica e análise funcional). Se você está a procura de um orientador, leia sobre minhas linhas de pesquisa e veja se você se interessa por algo com o que trabalho. Também pode ser útil olhar algumas de minhas publicações.

Em minha pesquisa, aplico técnicas computacionais para abordar problemas em matemática, em especial em geometria. Portanto, tenho interesse em orientar alunos de mestrado ou doutorado com forte inclinação matemática. Caso você tenha se formado em computação, isso não significa que você tenha que conhecer muito sobre análise ou análise harmônica, por exemplo, mas deve estar disposto a aprender. Da mesma forma, alunos com formação em matemática devem estar dispostos a aprender tópicos mais teóricos de ciência da computação, em particular técnicas de otimização (programação linear, programação semidefinida, etc.). Um razoável conhecimento de programação pode também ser útil.

Se você se interessou ou está curioso a respeito de alguma das minhas linhas de pesquisa e pensa em ser meu aluno, ou se quer propor algum outro tópico no qual creia que eu possa orientá-lo, mande um email para marcarmos uma reunião.

Também ajudo a organizar os seminários do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) em Combinatória e Otimização. Nos seminários apresentam-se tópicos interessantes em combinatória, otimização e áreas correlatas em matemática e ciência da computação. Participar é uma boa forma de saber mais sobre a minha pesquisa e sobre pesquisa em combinatória, otimização e matemática discreta em geral. Dê uma olhada na página do PICME para mais informações! Todos os interessados, quer sejam alunos de graduação, mestrado ou doutorado, são bem-vindos.