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Tópicos que pretendemos cobrir

Alguns dos tópicos que pretendemos cobrir nesta disciplina são: fechos convexos; problemas de proximidade; partições convexas; busca geométrica; e problemas de intersecção.

Abaixo encontra-se uma breve descrição de alguns problemas que estudaremos nesta disciplina.

O Problema do par mais próximo (The closest pair problem)


Dados n pontos queremos encontrar dois cuja distância entre eles é mínima. Uma aplicação prática deste problema é em controle de tráfego aéreo: os dois aviões que estão em maior perigo de colisão são aqueles que estão mais próximos. Este problema pode ser resolvido facilmente em O(dn2) onde d é a dimensão do espaço. O problema do par mais próximo pode ser resolvido por um algoritmo do tipo divisão-e-conquista em tempo $O(dn \log n)$ (cf. Capítulo 5 de [19]) .

Fecho convexo de um conjunto de pontos



Dados n pontos queremos encontrar o fecho convexo desses pontos. Uma aplicações práticas deste problema se encontra em robótica. Se o fecho convexo de um robô não colide com obstáculos então o robô também não colide. Segundo O'Rourke (cf. [17], pg. 80) talvez o primeiro artigo na área de geometria computacional tenha sido sobre fechos convexos.

Nos anos 60 uma aplicação da Bell Labs necessitava computar o fecho convexo de aproximadamente 10.000 pontos no plano e os algoritmos de complexidade de tempo O(n2) eram muito lentos. Tendo esse problema como motivação, no começo do anos 70, Graham [10] desenvolveu o primeiro algoritmo de complexidade de tempo $O(n \log n)$. O fecho convexo também pode ser construído em $O(n \log n)$ por um algoritmo de divisão-e-conquista (cf. Capítulo 3 de [PreSha]).

Triangularização de polígonos


Dado um polígono P queremos adicionar o maior número possível de diagonais (que não se cruzem) a P de tal forma que o interior do polígono fique particionado em triângulos. Chazelle [1] desenvolveu um algoritmo linear para este problema. Um algoritmo para triangularizar polígonos pode ser utilizado em problemas do tipo Art Gallery (cf. [16]). Imagine que as salas de uma galeria de arte formem um polígono. Qual é o menor número de guardas que são necessários para tomarem conta das salas. Estamos consideramos que cada guarda fique parado em um local da galeria.

Partição de polígonos


Além de algoritmos eficientes para particionar um polígono em triângulos, também é de interesse o desenvolvimento de algoritmos que particionem um polígono em (digamos) polígonos monótonos, trapezóides e polígonos convexos. Uma motivação para particionar um polígono em polígonos convexos é reconhecimento de caracteres: um caractere pode ser representado como um polígono particionado em partes convexas.

Diagramas de Voronoi



Dado um conjunto S de n pontos no plano queremos determinar para cada ponto p em S qual é a região V(p) dos pontos do plano que estão mais perto de p do que de qualquer outro ponto em S. As n regiões V(p) formam uma partição do plano chamada de Diagrama de Voronoi.

Imagine uma vasta floresta contendo vários pontos de observação de incêndio. O conjunto das árvores que estão mais próximas de um determinada posto p determina a região V(p) das árvores que são de responsabilidade de ponto p. O diagrama de Voronoi de um conjunto de n pontos pode ser contruído em $O(n \log n)$ por um (complicado) algoritmo do tipo divisão-e-conquista (cf. [21]). Em 1985, Fortune [9] desenvolveu um algoritmo de varredura (plane-sweep algorithm) muito elegante e simples cuja complexidade de tempo é $O(n \log n)$.

Triangularização de Delaunay


O dual geométrico (usando retas) de um diagrama de Voronoi para um conjunto S de pontos forma uma triangularização do conjunto S, chamada de triangularização de Delaunay. A triangularização de Delaunay tem várias propriedades geométricas interessantes, por exemplo, ela contém todas as ``árvores geradoras mínimas'' de S (cf. Capítulo 6 de [19]).


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1999-04-26