Não deixe de informar a versão e o sistema
operacional utilizado no desenvolvimento. Caso utilize algum ambiente
de desenvolvimento que não seja o amigável JDK, avise!
Erros comuns (e sujeitos a desconto)
1. Métodos enormes
Cuidado para não criar métodos fazTudoEMaisUmPouco.
Em particular, o método main deve ser bem pequeno (cinco
linhas já é exagero).
2. Modificador static
A necessidade do modificador static normalmente indica erro
no seu "modo de pensar orientado a objetos" (exceto em situações
bem particulares, que provavelmente não ocorrerão) e você
deve pensar cinco vezes antes de decidir que static é realmente
necessário.
3. Recuos
while (i < tamanho && !achou) do
{
if (vetor[i] == procurado)
achou = true;
else
i++;
System.out.println("Precisa dizer mais alguma coisa?");
}
Tome cuidado com os recuos, principalmente na hora da impressão
e se estiver usando um editor "para Windows".
4. Versão do Java
Caso utilize Java 1.1:
Não use nada obsoleto (deprecated). O compilador dará
uma mensagem de aviso caso você o faça (e eu darei uma mensagem
de erro).
Caso utilize Java 1.0:
Não utilize nenhum recurso da versão 1.1, ou o seu programa
não compilará (e todos sabemos a nota do programa que não
compila...)
5. Interface
Se você gosta de programas para Unix, tudo bem, mas eu não
gosto. Assim, apesar de não serem necessárias interfaces
maravilhosas, não escreva um programa que só termina com
Ctrl+C (ou com alguma combinação secreta de teclas).
Em particular, há duas coisa que todos os programas - com interface
gráfica - devem fazer:
responder ao evento fechar janela;
redesenhar suas janelas quando necessário.
6. Encapsulamento
Acessos diretos a variáveis de um objeto por outro objeto não
podem ser perdoados.
7. Dica
Uma classe sem variáveis normalmente indica ERRO na estrutura
do código.