MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Plataforma Modular para Exploração de Imagens Médicas Tomográficas

Aluno:Marcos Bonci Cavalca
Supervisor:Marcel Parolin Jackowski
Curso:Bacharelado em Ciência da Computação
Tipo de trabalho:   Iniciação Científica
Data:15 de Junho de 2009


Arquivos


Proposta

Introdução

Já há várias décadas, em todo o mundo, métodos de tomografia computadorizada são utilizados em larga escala pela comunidade médica e também pela comunidade acadêmica. Enquanto o uso para fins diagnósticos é largamente difundido como a principal aplicação desse tipo de tecnologia, há também outras aplicações que já se beneficiam ou podem vir a se beneficiar amplamente desse mesmo tipo de tecnologia.

Tradicionalmente, tanto em meio físico quanto digital, o resultado de leituras por aparelhos de tomografia era analisado por especialistas quadro a quadro, ou seja, em nível bidimensional, freqüentemente alinhando em seqüência miniaturas das imagens adquiridas. Ainda hoje esse método básico de visualização é o mais utilizado.

Nos últimos anos, porém, tanto os aparelhos de aquisição de imagens quanto os aparelhos utilizados para a visualização dessas imagens vêm sofrendo avanços significativos. No lado da aquisição, os aparelhos são capazes de capturar mais dados, em menos tempo e com maior resolução e precisão. No lado da visualização, os computadores pessoais já são tão poderosos que, como base de comparação, podemos observar que até alguns modelos de celulares são capazes de ter uma utilidade relativamente avançada nessa área.

Unindo os avanços nas duas pontas do processo, temos um potencial gigantesco para avanços no desenvolvimento e popularização de novas formas de visualização e manipulação desse tipo de dados. É necessário, porém, garantir o foco tanto nas possibilidades quanto na utilidade real dessas possibilidades. Essa é uma dificuldade constante no processo de desenvolvimento em que o desenvolvedor típico é completamente diferente do usuário típico. Ao mesmo tempo em que isso desacelera a inovação, isso gera também uma tendência à redundância e ao desenvolvimento isolado, de forma que cada programa desenvolvido serve a um propósito menos amplo do que poderia.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é dar início ao desenvolvimento de uma plataforma que permita reduzir essa distância entre desenvolvedor e usuário, e conseqüentemente proporcionar uma aproximação entre desenvolvedores da mesma área.

Na intenção de alcançar esse objetivo maior, foram adotadas as seguintes metas:

Levando em conta as limitações de tempo e de equipe (apenas um desenvolvedor inicialmente), as metas de sistemas-alvo e de automatização simplificada foram adotadas como primárias, na intenção de que estas sirvam como pilar para as outras.

Atividades Realizadas

O projeto está em desenvolvimento desde agosto de 2008. Até o momento, não houve ainda desenvolvimento efetivo de software. Mesmo assim, durante esse período houve grande progresso através de atividades de familiarização, experimentação, pesquisa e discussão. Mais especificamente:

Cronograma

Segue a lista de atividades planejadas para o segundo semestre de 2009:

  1. Avaliação final das ferramentas a serem utilizadas: Serão analisadas as capacidades da biblioteca Panda3D em relação aos requisitos do projeto. Caso eles não sejam suficientes ou satisfatórios, uma ferramenta substituta será escolhida (possivelmente a própria biblioteca VTK, considerada inicialmente).
  2. Preparação para divulgação e desenvolvimento distribuído: A partir do momento em que o projeto estiver pronto para entrar no estágio da programação propriamente dita, ele estará pronto também para receber mais desenvolvedores, mesmo que a divulgação em si seja feita apenas mais tarde. Primeiro será definido um nome para o projeto. Em seguida será escolhido um sistema de colaboração de código e um site de hospedagem de projetos compatível com esse sistema. Finalmente, uma página de apresentação e divulgação será criada.
  3. Início do desenvolvimento do software: Será iniciado o desenvolvimento do software propriamente dito, concomitante com o desenvolvimento dos respectivos testes. Como meta inicial, o projeto deverá ser capaz de exibir imagens médicas segundo o método "clássico" (quadro a quadro).
  4. Avaliação do funcionamento interno do software: Nesse ponto será realizada uma avaliação do software implementado até o momento. Caso o funcionamento interno não satisfaça os objetivos prioritários, será feita uma discussão para identificação das falhas e em seguida uma refatoração interna de acordo com as conclusões alcançadas.
  5. Pôster e apresentação: Será preparado um pôster e uma apresentação para exibir os objetivos principais do projeto (citados nesta proposta), as conclusões sobre as análises e reflexões feitas e os avanços alcançados até o fim deste ano letivo.
  6. Monografia: Finalmente, será redigida a monografia detalhando os aspectos da execução do projeto e a experiência pessoal como aluno.

Cronograma por mês:

Julho1. Avaliação de ferramentas
2. Preparação para divulgação
3. Desenvolvimento
Agosto2. Preparação para divulgação
3. Desenvolvimento
Setembro3. Desenvolvimento
4. Avaliação do funcionamento
Outubro4. Avaliação do funcionamento
5. Pôster
6. Monografia
Novembro6. Monografia

Estrutura da Monografia

Em linhas gerais, a monografia planejada terá a seguinte estrutura: