EP4.

Olá, pessoal.

  Este e-mail é para dar algumas dicas em relação ao EP4.

  Vocês terão que fazer uma página HTML, também chamada de "página da
Internet" ou "homepage". Mas o que é isso? Uma homepage nada mais é do
que um arquivo texto que contém alguns comandos especiais (chamados de
"tags") inseridos no meio do texto a fim de criar uma formatação, ou
seja, uma aparência específica para esse texto.

  - Então uma página HTML é apenas um texto que eu escrevo e depois
formato usando essas tais "tags" do HTML?

  Exatamente! Por exemplo, para fazer com que uma palavra qualquer do
texto apareça em negrito você deve colocá-la entre as "tags" <b> e </b>.
Ex.:

    Esta linha apareceria normal numa página HTML.
    <b>Esta linha apareceria em negrito numa página HTML.</b>

  (o <b> vem do inglês "bold")

  É claro que existem muitas outras tags, cada uma com uma utilidade
específica, por exemplo, existem tags que lhe permitem incluir uma
imagem qualquer dentro da página HTML, outras lhe permitem criar uma
lista de itens numerados, outras ainda lhe permitem criar tabelas de
dados, e assim por diante.

  - Mas o que é HTML?

  HTML é uma sigla que significa HyperText Markup Language, que
traduzindo dá algo como Linguagem para Adição de HiperTexto. É
justamente a definição das tags e o que cada uma delas faz. Essa
definição é que orienta o pessoal que desenvolve os navegadores da web,
tais como Internet Explorer, Netscape Navigator e outros menos
conhecidos. Mas, apesar do nome sugerir, HTML não é uma linguagem de
programação, é uma linguagem de formatação de texto somente.

  - Como eu faço uma página HTML?

  Você pode criar uma página HTML simplesmente criando um arquivo texto
contendo o que você quer colocar na página e depois adicionando as tais
tags para gerar o aspecto desejado. Cuidado! O arquivo deve ser um
"arquivo texto" e não um arquivo do Word! Se você for usar o Word para
criar a sua página HTML tome o cuidado de gravá-la como arquivo texto,
ok?

  Recomendo que vocês usem o Notepad (Bloco de Notas) do Windows, pois
ele já grava os arquivos no formato correto. Ou então vocês podem usar
programas que já fazem todas as tralhas do HTML para vocês, como o
FrontPage, mas não recomendo porque vocês não vão aprender como é o
HTML...

  Obviamente que existem certas regras a serem obedecidas durante a
criação da página HTML. Existe uma certa ordem em que as tags podem
aparecer, etc. Tudo isso está explicado nos inúmeros cursos de HTML que
vocês encontram por aí na Internet. Para quem não conhece nenhum, uma
sugestão é o:

    http://www.zaz.com.br/estiloweb/webdesign/manual.htm

  - Por que é que eu tenho que aprender a fazer uma página HTML já que
eu estudo Química?!

  Atualmente, essa pergunta pede uma resposta semelhante à pergunta "Por
que é que eu tenho que aprender inglês se eu nasci no Brasil?". :-)

  Certamente, durante a vida acadêmica e profissional de vocês, irá
haver certas ocasiões onde vocês terão que publicar alguma coisa na
Internet, seja um relatório, um artigo, ou qualquer outra coisa. Então
vocês terão que criar uma página HTML para fazer isso...

Bom trabalho!
--
Félix Almeida