MAT0341 – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I

Segundo semestre de 2003
Prof. Antonio Carlos Brolezzi

http://www.ime.usp.br/~brolezzibrolezzi@ime.usp.br , sala 137-A, 3091-6267

Notas

Objetivo

Apresentar e propiciar aos alunos uma reflexão sobre a inserção cultural da evolução dos conceitos da Matemática Elementar na História da Humanidade, estudando a História por assunto até o surgimento do Cálculo.

Programa (consulte esta página para atualizações) 

 

Terça 

Assunto

Sexta 

Assunto

AGO

0. Introdução:

Fontes e Panorama da História da Matemática

  8

Fontes e Panorama da História da Matemática

 

12

Fontes e Panorama da História da Matemática

15

1.Números: Numerais falados. Maias

 

19

Egípcios

22

Babilônios

 

26

Teoria dos números na escola pitagórica.

Crise dos incomensuráveis.

29

 

 Introdução dos numerais indo-arábicos na Europa.  Fibonacci.

 

SET

2

 Sem aula

5

 

 Sem aula

 

9

2. Geometria: Origens

Tales, Pitágoras

12

Euclides

 

16

Euclides

19

Alexandria e Arquimedes. Trigonometria.

 

23

Alexandria e Arquimedes. Trigonometria.

26

 Revisão

 

30

Prova I

3

Comentários sobre as Provas

OUT

7

3. Álgebra: Pré-álgebra 

10

 

Os árabes e as traduções

 

14

Idade Média: Os árabes 

17

Os árabes na Europa 

 

21

Cardano, Bombelli

24

4. Cálculo: Arquimedes. Áreas e volumes.

 

28

Sem aula

31

 Paradoxos do Movimento.

NOV

4

Oresme, Cavalieri, Fermat

7

Barrow, Newton e Leibniz

 

11

 REUNIÃO GERAL DOS ALUNOS

14

 Definições e caminhos da formalização do Cálculo

 

18

Revisão

21

Prova 2

 

25

 

28

 Comentários sobre as provas

DEZ

2

 

5

 

Bibliografia básica G.B. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher, 1996. A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2001. G. Ifrah, História Universal dos Algarismos, Nova Fronteira, 1995. F. Cajori, A History of Mathematical Notations (Vol. I), The Open Court, 1928. F. Swetz et. al. (org.), Learn From the Masters, The Mathematical Association of America, 1994.

Avaliação 
M=(P1 + 2P2)/3

SUB Fechada, maximizando

MR=(REC+M)/2