USP - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 

MAT0341 – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I

Primeiro semestre de 2004
Prof. Antonio Carlos Brolezzi

http://www.ime.usp.br/~brolezzibrolezzi@ime.usp.br , sala 137-A, 3091-6267

 

NOTAS

 

Monitora: Andréia Lunkes Conrado (Programa PAE) alunkes@osite.com.br


Pasta com material da disciplina: pasta número 22 – xerox Bloco B

 


Objetivo

Apresentar e propiciar aos alunos uma reflexão sobre a inserção cultural da evolução dos conceitos da Matemática Elementar na História da Humanidade, estudando a História por assunto até o surgimento do Cálculo.

Programa (ATUALIZADO APÓS A GREVE)

 

Mês

Terça

Assunto

Sexta

Assunto

MAR

2

0. Introdução:

Fontes e Panorama da História da Matemática

5

Fontes e Panorama da História da Matemática

 

9

Fontes e Panorama da História da Matemática

12

1.Números: Numerais falados. Maias

 

16

Egípcios

19

Babilônios

 

23

Teoria dos números na escola pitagórica.

Crise dos incomensuráveis.

26

 Introdução dos numerais indo-arábicos na Europa.  Fibonacci.

 

 

30

2. Geometria: Origens

Tales, Pitágoras

2

Euclides

ABR

6

 Sem aula.

9

 Sem aula

 

 

13

Euclides

16

Alexandria

 

20

Trigonometria.

23

 Revisão

 

27

Prova I

30

Comentários sobre as Provas

MAI

4

3. Álgebra: Pré-álgebra 

7

Os árabes e as traduções

 

11

 Os árabes na Europa

14

 Introdução dos numerais indo-arábicos na Europa.  Fibonacci

 

18

Cardano, Bombelli

21

Cardano, Bombelli

 

25

4. Cálculo: Paradoxos do Movimento

28

Arquimedes

 

 

GREVE JUNHO E JULHO

 

 

AGO

3

Oresme, Descartes

6

 Fermat, Cavalieri – Prova 2  - 1ª parte

 

10

Barrow, Newton e Leibniz: o Cálculo

13

Definições e caminhos da formalização do Cálculo

 

17

Prova 2 – 2ª parte

20

 

 

24

 

27

 

 

31

 

 

 

Bibliografia básica G.B. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher, 1996. A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2001. G. Ifrah, História Universal dos Algarismos, Nova Fronteira, 1995. F. Cajori, A History of Mathematical Notations (Vol. I), The Open Court, 1928. F. Swetz et. al. (org.), Learn From the Masters, The Mathematical Association of America, 1994.

Avaliação 
M=(P1 + P2)/2

SUB Fechada, maximizando

MR=(REC+M)/2