Instituto de Matemática e Estatística
MAT0412 - Análise de
Textos Didáticos
Prof. Antonio
Carlos Brolezzi www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ usp.br Sala 137-A,
3091-6267
Turma: 2023242 Período: 07/08/2023 - 21/12/2023 Horário: seg 10h00 11h40 qui 08h00 09h40
Grupo
da disciplina: https://chat.whatsapp.com/FBqzjk0Oc1n1zLJoLqySUE
Cronograma
Mês |
Segunda 10h00 |
Atividade |
Quinta 08h00 |
Atividade |
AGO |
07 |
Apresentação
do curso Organização
dos grupos e trabalhos Distribuição
de livros didáticos para avaliação |
10 |
|
|
14 |
Análise de
Textos didáticos |
17 |
Seminário: Janaína
Miranda Pinheiro Pedro
Miguel Rocha Silveira Mariana
Moraes Questões para debate: Bruno
Costa |
|
21 |
Análise de
Textos didáticos Avaliação de livro
didático: Ana
Beatriz Laudares Orsi Ienne |
24 |
http://www2.fe.usp.br:8080/livres/ Seminário: Bárbara
Guimarães Parreira Lorena
Sachi Carrilho Artur
Pelatieri Vieira Questões para debate: Janaína
Miranda Pinheiro Mariana
Francisco |
|
28 |
Análise de
Textos didáticos Avaliação de livro
didático: Gustavo
Rezende Barbosa Lopes Giovani
Barbosa Guizi Rodrigues Eduardo
Caetite Cruz |
31 |
Seminário: Paula
Mendes Tersariolli Giovani
Barbosa Guizi Rodrigues Eduardo
Caetite Cruz Questões para debate: Isabela
Blanco Maciel Lorena
Sachi Carrilho Nicolly Pereira |
SET |
04 |
Semana da Pátria Semana da Pátria.
Não haverá aula. |
07 |
Independência do Brasil. Não haverá
aula |
11 |
Análise de
Textos didáticos Avaliação de livro
didático: Paula
Mendes Tersariolli Gabriela |
14 |
Seminário: Micael Said Garcia Gabriel
Hiroshi Saito Espindola Nicholas
Baraldi Boscolo Questões para debate: Heloísa
Miranda Artur
Pelatieri Vieira Gabriel
Hadad Lasco |
|
|
18 |
Análise de
Textos didáticos Avaliação de livro
didático: Mariana
Moraes Heloísa
Miranda Lorena
Angélica Torres Isabela
Blanco Maciel |
21 |
Greve |
25 |
Greve |
28 |
Greve |
|
OUT |
02 |
Greve |
05 |
Greve |
09 |
Greve |
12 |
Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora
Aparecida. Não haverá aula. |
|
|
16 |
Greve |
19 |
Greve |
|
23 |
Greve |
26 |
Seminário: Italo Bauer Rodrigues da Silva Gabriel
Hadad Lasco Questões para debate: Micael Said Garcia Gabriel
Hiroshi Saito Espindola Nicholas
Baraldi Boscolo |
30 |
Avaliação de livro
didático: Samuel
Bustamante Pedro
Miguel Rocha Silveira Eduarda
Tunes Afonso |
02 |
Finados. Não haverá aula. |
|
NOV |
06 |
Avaliação de livro
didático: Rayssa da Silva Chaves Nicolly Pereira Bruno
Costa Gabriel
Hadad Lasco Romes Rui
de Melo |
09 |
Oficina
Demonstrações
em Geometria nos livros didáticos de Matemática: reflexões sobre o passado e
o presente Ana
Paula Jahn e Maria Célia Leme da Silva |
13 |
Avaliação de livro
didático: Bárbara
Guimarães Parreira Lorena
Sachi Carrilho Nicholas
Baraldi Boscolo |
16 |
Apresentação Silenciamento
Feminino em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais Livia Maria
Araujo Chaves Bolsista
PIBIC/CNPq Seminário: Lorena
Angélica Torres Samuel
Bustamante Rui
de Melo Questões para debate: Eduarda
Tunes Afonso Pedro
Miguel Rocha Silveira Romes |
|
|
20 |
Dia da Consciência Negra. Não
haverá aula. |
23 |
Seminário: Ana
Beatriz Laudares Orsi Ienne Daisy
Christina Sabo Chaves Camilla
Carvalho Santos Questões para debate: Jean
Manoel Silva Nascimento Gustavo
Rezende Barbosa Lopes Seminário: Mariana
Francisco Camila do Carmo dos Santos Questões para debate: Daisy
Christina Sabo Chaves Camilla
Carvalho Santos Erik
Torres Candido Alves |
27 |
Avaliação de livro
didático: Gabriel
Hiroshi Saito Espindola Luan
Ferreira da Silva Camilla Italo Bauer Rodrigues da Silva Janaina
Miranda Pinheiro Micael Said Garcia |
30 |
Seminário: Eduarda
Tunes Afonso Nicolly Pereira Carvalho Rayssa da Silva Chaves Questões para debate: Larissa
Cavalcanti Ghais Lorena
Angélica Torres Gabriela Seminário: Romes Bruno
Costa Questões para debate: Bárbara
Guimarães Parreira Paula
Mendes Tersariolli Rui
de Melo |
|
DEZ |
04 |
Avaliação de livro
didático: Jean
Manoel Silva Nascimento Daisy
Christina Sabo Chaves Artur
Pelatieri Vieira Seminário: Jean
Manoel Silva Nascimento Larissa
Cavalcanti Ghais Heloísa
Miranda Questões para debate: Luan
Ferreira da Silva Giovani
Barbosa Guizi Rodrigues Eduardo
Caetite Cruz |
07 |
Avaliação de livro
didático: Erik
Torres Candido Alves Seminário: Isabela
Blanco Maciel Luan
Ferreira da Silva Gabriela Erik
Torres Candido Alves Questões para debate: Samuel
Bustamante Rayssa da Silva Chaves Camilla
do Carmo dos Santos Italo Bauer Rodrigues da Silva Ruy Apresentação: A Educação entre as
redes sociais Gabriela
de Mello Lyra |
11 |
Avaliação de livro
didático: Camilla
Carvalho Santos Larissa
Cavalcanti Ghais Mariana
Nabhan Seminário: Gustavo
Rezende Barbosa Lopes Ruy Questões para debate: Ana
Beatriz Laudares Orsi Ienne Mariana
Moraes |
14 |
Apresentação dos textos didáticos Grupo 1 1.
Mariana Moraes 2.
Pedro Miguel Rocha Silveira 3.
.Romes 4.
. Rayssa da Silva Chaves 5.
Bruno Costa . Grupo 2 1.
Artur Pelatieri Vieira 2.
Lorena Sachi Carrilho 3.
Ana Beatriz Laudares Orsi Ienne 4.
Gustavo Rezende Barbosa Lopes 5.
Bárbara Guimarães Parreira Grupo 3 1.
Paula Mendes Tersariolli 2.
Eduarda Tunes Afonso 3.
Lorena Angélica Torres 4.
Isabela Blanco Maciel 5.
Nicolly Pereira |
|
|
18 |
Apresentação dos textos didáticos Grupo 4 1.
Giovani Barbosa Guizi Rodrigues 2.
Eduardo Caetite Cruz 3.
. 4.
. 5.
. Grupo 5 1.
Heloísa Miranda 2.
Gabriel Hadad Lasco 3.
Samuel Bustamante 4.
.Gabriela Melo 5.
Erik Torres Candido Alves Grupo 6 1.
Luan Ferreira da Silva 2.
Nicholas Baraldi Boscolo 3.
Camila do Carmo dos Santos 4.
.Rui de Melo 5.
. |
21 |
Apresentação dos textos didáticos Grupo 7 1.
Janaína Miranda Pinheiro 2.
Micael Said Garcia 3.
Italo Bauer Rodrigues da Silva 4.
Gabriel Hiroshi Saito Espindola 5.
Mariana Francisco Grupo 8 1.
Daisy Christina Sabo Chaves 2.
Camilla Carvalho Santos 3.
Jean Manoel Silva Nascimento 4.
.Larissa Cavalcanti Ghais . |
Atividades
avaliativas:
A1: Avaliação de livro didático (individual) 1 ponto;
A2:Apresentação
de leitura de texto (individual) 3 pontos;
A3:Debate
de leitura de texto (individual) 1 ponto;
A4:Produção
de texto didático (6 páginas) (grupo) 3 pontos;
A5:Apresentação
do texto didático produzido (grupo) 2 pontos.
M=somatória de A1 a A5
Objetivos
Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no
processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros
para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura
didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir
textos para-didáticos. Comparar livros didáticos de
matemática elementar de diferentes épocas
Programa
1. Histórico dos currículos de Matemática para a Educação Básica
no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos nos livros didáticos.
2. As avaliações institucionais do livro didático no Brasil.
3. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino
básico.
4. Análise crítica de textos didáticos.
5. O papel da mediação do professor na relação
livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.
Enriquecimentos possíveis: palestras de especialistas ou autores
de textos didáticos convidados; análise de textos paradidáticos; o uso da internet
e de hipertextos no apoio à sala de aula