Instituto de Matemática e Estatística

 

MAT0412 - Análise de Textos Didáticos

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ usp.br  Sala 137-A, 3091-6267

 

Turma: 2023242 Período: 07/08/2023 - 21/12/2023 Horário: seg     10h00            11h40            qui                       08h00 09h40

 

Grupo da disciplina: https://chat.whatsapp.com/FBqzjk0Oc1n1zLJoLqySUE

 

 

Notas

 

Cronograma

 

Mês

Segunda

10h00

Atividade

Quinta

08h00

Atividade

AGO

07

Apresentação do curso

Organização dos grupos e trabalhos

Distribuição de livros didáticos para avaliação

10

VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem somos nós, professores de matemática?. Cadernos Cedes, v. 28, p. 11-23, 2008.

 

RIBEIRO, Dulcyene Maria. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009

 

 

14

Análise de Textos didáticos

pnld_2018_edital

 

17

MUNAKATA, Kazumi. Livro Didático como Indício da Cultura Escolar. Hist. Educ., Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 119-138, Set./dez., 2016.

 

Seminário:

Janaína Miranda Pinheiro

Pedro Miguel Rocha Silveira

Mariana Moraes

 

 

Questões para debate:

 

Bruno Costa

 

 

 

 

21

Análise de Textos didáticos

 

Avaliação de livro didático:

Ana Beatriz Laudares Orsi Ienne

 

24

VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. ZETETIKÉ – Cempem – FE – Unicamp – v. 16 – n. 30 – jul./dez. - 2008

 

http://www2.fe.usp.br:8080/livres/

 

 

Seminário:

Bárbara Guimarães Parreira

Lorena Sachi Carrilho

Artur Pelatieri Vieira

 

 

 

Questões para debate:

Janaína Miranda Pinheiro

Mariana Francisco

 

 

 

28

Análise de Textos didáticos

 

Avaliação de livro didático:

 

Gustavo Rezende Barbosa Lopes

Giovani Barbosa Guizi Rodrigues

Eduardo Caetite Cruz

 

31

VALENTE, Wagner Rodrigues. Osvaldo Sangiorgi e o movimento da matemática moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 25, p. 583-613, 2008.

 

Seminário:

Paula Mendes Tersariolli

Giovani Barbosa Guizi Rodrigues

Eduardo Caetite Cruz

 

 

Questões para debate:

Isabela Blanco Maciel

Lorena Sachi Carrilho

Nicolly Pereira

 

SET

04

Semana da Pátria Semana da Pátria. Não haverá aula.

07

Independência do Brasil. Não haverá aula

11

Análise de Textos didáticos

 

Avaliação de livro didático:

 

Paula Mendes Tersariolli

Gabriela

 

 

 

14

DE JESUS SANTOS, Elciane; LANDO, Janice Cassia. O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985). REMATEC, v. 17, p. 169-189, 2022.

 

Seminário:

Micael Said Garcia

Gabriel Hiroshi Saito Espindola

Nicholas Baraldi Boscolo

 

Questões para debate:

Heloísa Miranda

Artur Pelatieri Vieira

Gabriel Hadad Lasco

 

18

Análise de Textos didáticos

 

Avaliação de livro didático:

 

Mariana Moraes

Heloísa Miranda

Lorena Angélica Torres

Isabela Blanco Maciel

 

21

Greve

25

Greve

28

Greve

OUT

02

Greve

05

Greve

09

Greve

12

Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Não haverá aula.

 

16

Greve

19

Greve

 

23

Greve

26

LIMA, Ewellen Tenório de; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. Combinatória, Probabilidade e suas articulações em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, p. 164-192, 2022.

 

Seminário:

Italo Bauer Rodrigues da Silva

Gabriel Hadad Lasco

 

 

Questões para debate:

Micael Said Garcia

Gabriel Hiroshi Saito Espindola

Nicholas Baraldi Boscolo

 

 

 

30

Avaliação de livro didático:

 

Samuel Bustamante

Pedro Miguel Rocha Silveira

Eduarda Tunes Afonso

02

Finados. Não haverá aula.

NOV

06

Avaliação de livro didático:

 

Rayssa da Silva Chaves

Nicolly Pereira

Bruno Costa

Gabriel Hadad Lasco

Romes

Rui de Melo

 

 

09

Oficina

 

Demonstrações em Geometria nos livros didáticos de Matemática: reflexões sobre o passado e o presente

 

Ana Paula Jahn e Maria Célia Leme da Silva

 

 

 

13

Avaliação de livro didático:

 

Bárbara Guimarães Parreira

Lorena Sachi Carrilho

Nicholas Baraldi Boscolo

 

 

16

Apresentação

Silenciamento Feminino em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais

Livia Maria Araujo Chaves

Bolsista PIBIC/CNPq

 

SANTOS, José Wilson dos; SILVA, Marcio Antonio da. Relações de poder na idealização de livros didáticos de Matemática. Praxis educativa, v. 14, n. 1, p. 250-272, 2019.

 

Seminário:

Lorena Angélica Torres

Samuel Bustamante

Rui de Melo

 

Questões para debate:

Eduarda Tunes Afonso

Pedro Miguel Rocha Silveira

Romes

 

 

 

20

Dia da Consciência Negra. Não haverá aula.

23

CASAGRANDE, Lindamir Salete; CARVALHO, MG de. Educando as novas gerações: representações de gênero nos livros didáticos de matemática. REUNIÃO DA ANPED, v. 29, 2006.

 

Seminário:

Ana Beatriz Laudares Orsi Ienne

Daisy Christina Sabo Chaves

Camilla Carvalho Santos

 

Questões para debate:

Jean Manoel Silva Nascimento

Gustavo Rezende Barbosa Lopes

 

FERREIRA DOS SANTOS, Dayene; SILVA FILHO, Jorge Costa; ANDRE, Claudio Fernando. Racismo na educação uma análise das representações da população negra nos livros didáticos de matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 30-43, 2021.

 

Seminário:

Mariana Francisco

Camila do Carmo dos Santos

 

 

Questões para debate:

Daisy Christina Sabo Chaves

Camilla Carvalho Santos

Erik Torres Candido Alves

 

 

27

Avaliação de livro didático:

 

Gabriel Hiroshi Saito Espindola

Luan Ferreira da Silva

Camilla

Italo Bauer Rodrigues da Silva

Janaina Miranda Pinheiro

Micael Said Garcia

 

30

DE JESUS LAUREANO, Helena Maria et al. A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA FOCO, v. 16, n. 5, p. e2023-e2023, 2023.

 

Seminário:

Eduarda Tunes Afonso

Nicolly Pereira Carvalho

Rayssa da Silva Chaves

 

Questões para debate:

Larissa Cavalcanti Ghais

Lorena Angélica Torres

Gabriela

 

SILVEIRA, M. A (In)visibilidade da produção científica feminina nos livros didáticos de biologia, física, química e matemática do ensino médio aprovados no pnld para o período de 2009 a 2020 na cidade de Caçu-GO. 2019. Dissertação de mestrado em Educação para Ciências e para Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí. JATAÍ, 2019.

 

Seminário:

Romes

Bruno Costa

 

Questões para debate:

 

Bárbara Guimarães Parreira

Paula Mendes Tersariolli

Rui de Melo

 

 

 

DEZ

04

Avaliação de livro didático:

 

Jean Manoel Silva Nascimento

Daisy Christina Sabo Chaves

Artur Pelatieri Vieira

 

OLIVEIRA, F.L. Análise de livros didáticos do PNLD/2019 para a educação infantil: imagens e gêneros. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFFS, 2020.

 

Seminário:

Jean Manoel Silva Nascimento

Larissa Cavalcanti Ghais

Heloísa Miranda

 

Questões para debate:

Luan Ferreira da Silva

Giovani Barbosa Guizi Rodrigues

Eduardo Caetite Cruz

 

07

Avaliação de livro didático:

 

Erik Torres Candido Alves

 

ELIAS, Natalia. A Presença do Gênero Feminino no Material Didático De Matemática, 2019. Dissertação de Mestrado, COLÉGIO PEDRO II. Rio de Janeiro, 2019.

 

Seminário:

Isabela Blanco Maciel

Luan Ferreira da Silva

Gabriela

Erik Torres Candido Alves

 

 

Questões para debate:

Samuel Bustamante

Rayssa da Silva Chaves

Camilla do Carmo dos Santos

Italo Bauer Rodrigues da Silva

Ruy

 

Apresentação:

A Educação entre as redes sociais

Gabriela de Mello Lyra

 

 

11

Avaliação de livro didático:

 

Camilla Carvalho Santos

Larissa Cavalcanti Ghais

Mariana Nabhan

 

Dias, Letícia Dornellas. A importância da representatividade da comunidade LGBTQIA+ no ensino de matemática / Letícia Dornellas Dias. - Campina Grande, 2022. 61 f.:il. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em ensino de Matemática) - Instituto Federal da Paraíba, 2022. Orientador: Prof. Dr.José Jorge Casimiro dos Santos.

 

Seminário:

Gustavo Rezende Barbosa Lopes

Ruy

 

Questões para debate:

Ana Beatriz Laudares Orsi Ienne

Mariana Moraes

 

14

Apresentação dos textos didáticos

Grupo 1

1.    Mariana Moraes

2.    Pedro Miguel Rocha Silveira

3.    .Romes

4.    . Rayssa da Silva Chaves

5.    Bruno Costa

.

Grupo 2

1.    Artur Pelatieri Vieira

2.    Lorena Sachi Carrilho

3.    Ana Beatriz Laudares Orsi Ienne

4.    Gustavo Rezende Barbosa Lopes

5.    Bárbara Guimarães Parreira

 

Grupo 3

1.    Paula Mendes Tersariolli

2.    Eduarda Tunes Afonso

3.    Lorena Angélica Torres

4.    Isabela Blanco Maciel

5.    Nicolly Pereira

 

18

Apresentação dos textos didáticos

Grupo 4

1.  Giovani Barbosa Guizi Rodrigues

2.  Eduardo Caetite Cruz

3.  .

4.  .

5.  .

 

Grupo 5

1.  Heloísa Miranda

2.  Gabriel Hadad Lasco

3.  Samuel Bustamante

4.  .Gabriela Melo

5.  Erik Torres Candido Alves

 

Grupo 6

1.  Luan Ferreira da Silva

2.  Nicholas Baraldi Boscolo

3.  Camila do Carmo dos Santos

4.  .Rui de Melo

5.  .

 

21

Apresentação dos textos didáticos

Grupo 7

1.  Janaína Miranda Pinheiro

2.  Micael Said Garcia

3.  Italo Bauer Rodrigues da Silva

4.  Gabriel Hiroshi Saito Espindola

5.  Mariana Francisco

 

 

Grupo 8

1.  Daisy Christina Sabo Chaves

2.  Camilla Carvalho Santos

3.  Jean Manoel Silva Nascimento

4.  .Larissa Cavalcanti Ghais

.

 

 

Atividades avaliativas:

 

A1: Avaliação de livro didático (individual) 1 ponto;

A2:Apresentação de leitura de texto (individual) 3 pontos;

A3:Debate de leitura de texto (individual) 1 ponto;

A4:Produção de texto didático (6 páginas) (grupo) 3 pontos;

A5:Apresentação do texto didático produzido (grupo) 2 pontos.

M=somatória de A1 a A5

Objetivos

Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir textos para-didáticos. Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes épocas

 

Programa

 

1. Histórico dos currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos nos livros didáticos.

2. As avaliações institucionais do livro didático no Brasil.

3. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino básico.

4. Análise crítica de textos didáticos.

5. O papel da mediação do professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.

 

Enriquecimentos possíveis: palestras de especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise de textos paradidáticos; o uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de aula