Instituto de
Matemática e Estatística
Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
(45135)
MPM5607 - Matemática nos Currículos da
Educação Básica
Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Objetivos
Discutir
dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos
de Matemática pertinentes à Educação Básica.
Discutir documentos e programas oficiais para o Ensino Fundamental e
Médio tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa
Nacional do Livro Didático e suas propostas para o ensino-aprendizagem
da Matemática.
Justificativas
É
imprescindível que o professor tenha conhecimento das propostas
curriculares vigentes, possa criticá-las, e mais ainda, desenvolva
autonomia para por em prática com cada grupo particular de alunos
ações conscientes e que sejam adequadas, tanto à sua
própria capacidade de atuação quanto ao nível,
interesse e necessidade de cada classe específica.
Avaliação
Média de duas notas:
Seminário sobre um tema a ser designado (máximo 50 minutos) e
trabalho escrito (formato de artigo) sobre tema escolhido nos itens do programa.
Programa (2017)
1) História da
Educação Matemática no século XX, no Brasil:
História da Formação de Professores de matemática
no Brasil. História da disciplina de matemática no ensino secundário
(atual ensino médio) no Brasil no século XX.
2) Currículo. Parâmetros
Curriculares Nacionais: PCN+ Ensino médio: As competências em
matemática. Temas
estruturadores do ensino de Matemática - Álgebra: números e
funções; Geometria e medidas; Análise de dados.
Formação de professores.
3) Dificuldades específicas do
ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes ao
Ensino Fundamental e Médio: operações, números
reais, álgebra, geometria, funções, logaritmos,
números complexos.
Mês |
Dia |
|
Tema |
Referências |
Alunos leitores |
MAR |
14 |
terça, 14h |
Apresentação do curso |
|
|
|
16 |
quinta, 14h |
1) História da
Educação Matemática no século XX, no Brasil |
DASSIE,
Bruno; Rocha, José. O ensino de matemática no Brasil nas
primeiras décadas do século XX http://www.uff.br/dalicenca/images/stories/caderno/volume4/da_Licena_Bruno.pdf |
Bruno,
Felipe, Fernando |
21 |
terça, 14h |
História da
Educação Matemática no século XX, no Brasil |
GODOY,
Elenilton. A matemática no ensino
médio – a trajetória brasileira desde a década de
80 e as organizações curriculares de outros países.
Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/428/455 |
Leonardo,
Jéssica, Mario |
|
|
23 |
quinta, 14h |
História da
Educação Matemática no século XX, no Brasil |
OTONE
SILVA, M. C. : A MATEMÁTICA DO CURSO COMPLEMENTAR DA REFORMA FRANCISCO
CAMPOS http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/169MaryneusaCordeiroOtoneSilva.pdf |
Bárbara,
Joel, Lauro |
28 |
terça, 14h |
História da Formação de Professores
de matemática no Brasil. Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
SILVA,
Circe M.. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a
formação de professores de matemática. https://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20171/mpm5607/faculdade_filosofia.pdf |
|
|
|
30 |
quinta, 14h |
História da Formação de Professores
de matemática no Brasil. Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
SILVA,
Circe M. Formação de professores e pesquisadores de
matemática na Faculdade de Filosofia http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15554.pdf |
|
ABR |
04 |
terça, 14h |
História da disciplina de matemática no
ensino secundário (atual ensino médio) no Brasil no
século XX. |
VALENTE,
Wagner. A matemática do ensino secundário: duas disciplinas
escolares?https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160370/dialogo-5658.pdf?sequence=1&isAllowed=y |
Camila,
Arlis, Rafael |
|
06 |
quinta, 14h |
Palestra Prof. Wagner
Rodrigues Valente: A matemática no ensino secundário: história de um saber escolar |
|
|
11 |
terça, 14h |
|
|
|
|
|
13 |
quinta, 14h |
|
|
|
18 |
terça, 14h |
Palestra Prof. Nílson José Machado: As
competências em matemática no Ensino Médio |
|
|
|
|
20 |
quinta, 14h |
2) Currículo. Parâmetros Curriculares
Nacionais: PCN+ Ensino médio |
PCN+
Ensino Médio. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.
|
Thales,
Felipe, Willian |
25 |
terça, 14h |
Currículo. Parâmetros
Curriculares Nacionais: PCN+ Ensino médio Vídeo aula com Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
SILVA,
Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às
teorias de currículo. Editora Autêntica, 2010. Disponível
em https://sites.google.com/site/teoriasdecurriculo/home/livro SILVA,
Tomaz Tadeu. Entrevista. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MWgnaDJU-Kk O
currículo da Rússia para o ensino fundamental |
Bárbara,
Willian, Fernando |
|
|
27 |
quinta, 14h |
Temas estruturadores do ensino de
Matemática -
Álgebra: números e funções;
Geometria e medidas; Análise de dados. |
Base Nacional Comum Curricular (BNC) http://basenacionalcomum.mec.gov.br |
Igor, Roberto, Vinícius |
MAI |
02 |
terça, 14h |
Temas estruturadores do ensino de Matemática
- Álgebra: números
e funções; Geometria e medidas; Análise de dados. |
Base Nacional Comum
Curricular (BNC) http://basenacionalcomum.mec.gov.br |
|
|
04 |
quinta, 14h |
Palestra Profa. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho:
Estatística no Ensino Médio |
|
|
MAI |
09 |
terça, 14h |
3) Dificuldades específicas
do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática
pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio |
CURY, Helena
Noronha; BISOGNIN, Eleni; BISOGNIN, Vanilde. A
análise de erros como metodologia de investigação. 2008. http://www.apm.pt/files/142359_CO_Cury_Bisognin_Bisognin_4a36c5d50a09a.pdf |
Bruno, Junior, Vitor |
|
11 |
quinta, 14h |
Dificuldades específicas do
ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes
ao Ensino Fundamental e Médio |
DE JESUS MASOLA,
Wilson; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem
matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino
Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, 2016. |
Derek, Igor, Jéssíca |
16 |
terça, 14h |
Dificuldades específicas do
ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes ao
Ensino Fundamental e Médio |
SCHIMIGUEL,
Juliano; DA SILVA, José Carlos Eduardo. Investigação das
Dificuldades de Aprendizagem Matemática com o Auxílio das Tic´ s. Revista
Educação & Tecnologia, n. 14, 2016. |
Carolina, Camila,
Marcos |
|
|
18 |
quinta, 14h |
Dificuldades específicas do ensino
e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes ao
Ensino Fundamental e Médio |
TEIXEIRA, Leny
Rodrigues Martins. Dificuldades e erros na aprendizagem da Matemática. ENCONTRO PAULISTA DE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 7 (2004): 1-14. |
Arlis, Rafael,
Lauro |
23 |
terça, 14h |
Vídeo aula com Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
Orientações
sobre a produção dos artigos, trabalhos finais da disciplina |
|
|
|
25 |
quinta, 14h |
|
Orientações
sobre a produção dos artigos, trabalhos finais da disciplina |
|
30 |
terça, 14h |
Funções
Logaritmos |
Willian, Joel, Fernando Mario, Bruno |
|
|
|
01 |
quinta, 14h |
Álgebra
Números reais |
Carolina, Junior Vitor, Lauro, Roberto |
|
JUN |
06 |
terça, 14h |
Geometria |
Arlis, Camila, Thales |
|
|
08 |
quinta, 14h |
Números complexos |
Leonardo, Jessica, Vinicius,
Felipe, Igor |
|
13 |
terça, 14h |
Avaliação do curso |
|
|
Referências:
BNC - Base Nacional Comum Curricular http://basenacionalcomum.mec.gov.br
CURY,
Helena Noronha; BISOGNIN, Eleni; BISOGNIN, Vanilde. A
análise de erros como metodologia de investigação. 2008. http://www.apm.pt/files/142359_CO_Cury_Bisognin_Bisognin_4a36c5d50a09a.pdf
DASSIE,
Bruno; Rocha, José. O ensino de matemática no Brasil nas
primeiras décadas do século XX http://www.uff.br/dalicenca/images/stories/caderno/volume4/da_Licena_Bruno.pdf
DE JESUS MASOLA,
Wilson; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem
matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino
Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, 2016.
GODOY,
Elenilton. A matemática no ensino médio
– a trajetória brasileira desde a década de 80 e as
organizações curriculares de outros países.
Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/428/455
OTONE
SILVA, M. C. : A MATEMÁTICA DO CURSO COMPLEMENTAR DA REFORMA FRANCISCO
CAMPOS http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/169MaryneusaCordeiroOtoneSilva.pdf
PCN+
Ensino Médio. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.
SCHIMIGUEL, Juliano;
DA SILVA, José Carlos Eduardo. Investigação das
Dificuldades de Aprendizagem Matemática com o Auxílio das Tic´ s. Revista
Educação & Tecnologia, n. 14, 2016.
SILVA,
Circe M. Formação de professores e pesquisadores de
matemática na Faculdade de Filosofia http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15554.pdf
SILVA,
Circe M.. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a
formação de professores de matemática. http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_23/faculdade_filosofia.pdf
SILVA,
Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às
teorias de currículo. Editora Autêntica, 2010. Disponível
em https://sites.google.com/site/teoriasdecurriculo/home/livro
SILVA,
Tomaz Tadeu. Entrevista. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MWgnaDJU-Kk
TEIXEIRA, Leny
Rodrigues Martins. "Dificuldades e erros na aprendizagem da
Matemática." ENCONTRO
PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 7 (2004): 1-14.
VALENTE,
Wagner. A matemática do ensino secundário: duas disciplinas
escolares? https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160370/dialogo-5658.pdf?sequence=1&isAllowed=y