https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif

 

Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (45135)

MPM5607 - Matemática nos Currículos da Educação Básica

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi

Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

 

Objetivos

Discutir dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes à Educação Básica. Discutir documentos e programas oficiais para o Ensino Fundamental e Médio tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático e suas propostas para o ensino-aprendizagem da Matemática.

Justificativas

É imprescindível que o professor tenha conhecimento das propostas curriculares vigentes, possa criticá-las, e mais ainda, desenvolva autonomia para por em prática com cada grupo particular de alunos ações conscientes e que sejam adequadas, tanto à sua própria capacidade de atuação quanto ao nível, interesse e necessidade de cada classe específica.

Avaliação

Média de duas notas: Seminário sobre um tema a ser designado (máximo 50 minutos) e trabalho escrito (formato de artigo) sobre tema escolhido nos itens do programa.

 

Programa (2017)

 

1) História da Educação Matemática no século XX, no Brasil: História da Formação de Professores de matemática no Brasil. História da disciplina de matemática no ensino secundário (atual ensino médio) no Brasil no século XX.

2) Currículo. Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN+ Ensino médio: As competências em matemática.  Temas estruturadores do ensino de Matemática -  Álgebra: números e funções; Geometria e medidas; Análise de dados. Formação de professores.

3) Dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio: operações, números reais, álgebra, geometria, funções, logaritmos, números complexos.

 

 

 

Mês

Dia

 

Tema

Referências

Alunos leitores

MAR

14

terça, 14h

Apresentação do curso

 

 

 

16

quinta, 14h

1) História da Educação Matemática no século XX, no Brasil

 

DASSIE, Bruno; Rocha, José. O ensino de matemática no Brasil nas primeiras décadas do século XX http://www.uff.br/dalicenca/images/stories/caderno/volume4/da_Licena_Bruno.pdf

 

Bruno, Felipe, Fernando

21

terça, 14h

História da Educação Matemática no século XX, no Brasil

 

GODOY, Elenilton. A matemática no ensino médio – a trajetória brasileira desde a década de 80 e as organizações curriculares de outros países. Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/428/455

 

Leonardo, Jéssica, Mario

 

23

quinta, 14h

 História da Educação Matemática no século XX, no Brasil

 

OTONE SILVA, M. C. : A MATEMÁTICA DO CURSO COMPLEMENTAR DA REFORMA FRANCISCO CAMPOS http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/169MaryneusaCordeiroOtoneSilva.pdf

 

Bárbara, Joel, Lauro

28

terça, 14h

História da Formação de Professores de matemática no Brasil. Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

 

SILVA, Circe M.. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a formação de professores de matemática. https://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20171/mpm5607/faculdade_filosofia.pdf

 

 

30

quinta, 14h

História da Formação de Professores de matemática no Brasil. Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

SILVA, Circe M. Formação de professores e pesquisadores de matemática na Faculdade de Filosofia http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15554.pdf

 

ABR

04

terça, 14h

História da disciplina de matemática no ensino secundário (atual ensino médio) no Brasil no século XX.

VALENTE, Wagner. A matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160370/dialogo-5658.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Camila, Arlis, Rafael

 

06

quinta, 14h

Palestra Prof. Wagner Rodrigues Valente: A matemática no ensino secundário: história de um saber escolar

 

 

11

terça, 14h

 

 

 

 

13

quinta, 14h

 

 

 

18

terça, 14h

Palestra Prof. Nílson José Machado: As competências em matemática no Ensino Médio

 

 

 

20

quinta, 14h

2) Currículo. Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN+ Ensino médio

PCN+ Ensino Médio. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.

 

Thales, Felipe, Willian

25

terça, 14h

Currículo. Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN+ Ensino médio

 

Vídeo aula com Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. Editora Autêntica, 2010. Disponível em https://sites.google.com/site/teoriasdecurriculo/home/livro

SILVA, Tomaz Tadeu. Entrevista. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MWgnaDJU-Kk

 

 

O currículo da Rússia para o ensino fundamental

 

Bárbara, Willian, Fernando

 

27

quinta, 14h

Temas estruturadores do ensino de Matemática -  Álgebra: números e funções; Geometria e medidas; Análise de dados.

 

Base Nacional Comum Curricular (BNC) http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Igor, Roberto, Vinícius

MAI

02

terça, 14h

Temas estruturadores do ensino de Matemática -  Álgebra: números e funções; Geometria e medidas; Análise de dados.

Base Nacional Comum Curricular (BNC) http://basenacionalcomum.mec.gov.br

 

 

 

04

quinta, 14h

Palestra Profa. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho: Estatística no Ensino Médio

 

 

MAI

09

terça, 14h

3) Dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio

CURY, Helena Noronha; BISOGNIN, Eleni; BISOGNIN, Vanilde. A análise de erros como metodologia de investigação. 2008. http://www.apm.pt/files/142359_CO_Cury_Bisognin_Bisognin_4a36c5d50a09a.pdf

 

Bruno, Junior, Vitor

 

11

quinta, 14h

Dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio

DE JESUS MASOLA, Wilson; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, 2016. https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/viewFile/1267/854

 

Derek, Igor, Jéssíca

16

terça, 14h

Dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio

SCHIMIGUEL, Juliano; DA SILVA, José Carlos Eduardo. Investigação das Dificuldades de Aprendizagem Matemática com o Auxílio das Tic´ s. Revista Educação & Tecnologia, n. 14, 2016. http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1605/1544

 

Carolina, Camila, Marcos

 

18

quinta, 14h

Dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio

 

TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. Dificuldades e erros na aprendizagem da Matemática. ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 7 (2004): 1-14.http://www.miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/mr14-Leny.doc

 

Arlis, Rafael, Lauro

23

terça, 14h

Vídeo aula com Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

Orientações sobre a produção dos artigos, trabalhos finais da disciplina

 

 

25

quinta, 14h

 

Orientações sobre a produção dos artigos, trabalhos finais da disciplina

 

30

terça, 14h

Funções

 

Logaritmos

Willian, Joel, Fernando

 

Mario, Bruno

 

 

01

quinta, 14h

Álgebra

 

Números reais

Carolina, Junior

 

Vitor, Lauro, Roberto

 

JUN

06

terça, 14h

Geometria

Arlis, Camila, Thales

 

 

08

quinta, 14h

Números complexos

Leonardo, Jessica, Vinicius, Felipe, Igor

 

13

terça, 14h

Avaliação do curso

 

 

 

 

Referências:

BNC - Base Nacional Comum Curricular http://basenacionalcomum.mec.gov.br

CURY, Helena Noronha; BISOGNIN, Eleni; BISOGNIN, Vanilde. A análise de erros como metodologia de investigação. 2008. http://www.apm.pt/files/142359_CO_Cury_Bisognin_Bisognin_4a36c5d50a09a.pdf

DASSIE, Bruno; Rocha, José. O ensino de matemática no Brasil nas primeiras décadas do século XX http://www.uff.br/dalicenca/images/stories/caderno/volume4/da_Licena_Bruno.pdf

DE JESUS MASOLA, Wilson; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, 2016. https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/viewFile/1267/854

GODOY, Elenilton. A matemática no ensino médio – a trajetória brasileira desde a década de 80 e as organizações curriculares de outros países. Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/428/455

OTONE SILVA, M. C. : A MATEMÁTICA DO CURSO COMPLEMENTAR DA REFORMA FRANCISCO CAMPOS http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/169MaryneusaCordeiroOtoneSilva.pdf

PCN+ Ensino Médio. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.

SCHIMIGUEL, Juliano; DA SILVA, José Carlos Eduardo. Investigação das Dificuldades de Aprendizagem Matemática com o Auxílio das Tic´ s. Revista Educação & Tecnologia, n. 14, 2016. http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1605/1544

SILVA, Circe M. Formação de professores e pesquisadores de matemática na Faculdade de Filosofia http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15554.pdf

SILVA, Circe M.. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a formação de professores de matemática. http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_23/faculdade_filosofia.pdf

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. Editora Autêntica, 2010. Disponível em https://sites.google.com/site/teoriasdecurriculo/home/livro

SILVA, Tomaz Tadeu. Entrevista. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MWgnaDJU-Kk

TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. "Dificuldades e erros na aprendizagem da Matemática." ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 7 (2004): 1-14.http://www.miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/mr14-Leny.doc

VALENTE, Wagner. A matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares? https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160370/dialogo-5658.pdf?sequence=1&isAllowed=y