https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif

 

Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (45135)

 

MPM5612 Tópicos de Pesquisa em Ensino de Matemática.

 

Horários: 3ª das 14 às 16h, 5ª das 14 às 16hs

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi

Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

Objetivos:

Discutir tópicos de pesquisa na área de ensino de Matemática. Subsidiar a elaboração e/ou aprofundamento dos temas de pesquisa para as dissertações de mestrado dos participantes. Colaborar na formação do estudante, ampliando seu horizonte acadêmico com relação aos assuntos que estão sendo pesquisados na área de ensino de Matemática.

Justificativa:

A disciplina é destinada aos estudantes em fase final do mestrado e busca ampliar os subsídios teóricos para o desenvolvimento das dissertações de mestrado.

Conteúdo:

1. Apresentação e discussão dos projetos de dissertação dos estudantes matriculados. Análise da adequação da fundamentação teórica e metodologia empregadas aos objetivos das pesquisas em desenvolvimento.

2. Leitura e discussão de textos selecionados da bibliografia indicada.

3. Ampliação do panorama, relativo aos temas de pesquisa dos estudantes, através de um ciclo de 4 a 8 palestras com pesquisadores da área de Ensino de Matemática.

Programa 

 

 

Mês

Terça

14h

Quinta

14h

AGOSTO

09

Apresentação do curso

11

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004.

Introdução

16

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004.

Capítulo 1

18

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004.

Capítulo 2

 

23

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004.

Capítulo 2

25

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004.

Capítulo 3

SETEMBRO

30

Palestra 1 Gabriel Loureiro Lima

Dialogando a respeito de metodologias de pesquisa em educação matemática

01

http://www.sibi.usp.br/wp-content/uploads/2013/09/Caderno_Estudos_9_PT_1.pdf

 

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas:Autores Associados, 2009.

 

06

 

08

 

13

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas:Autores Associados, 2009.

MACHADO, S.D.A. (org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008. 

15

MACHADO, S.D.A. (org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008. 

 

20

Palestra 2 Saddo Ag Almouloud

Processos de ensino e de aprendizagem de matemática na escola básica

22

Aula Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

BÚRIGO, Elisabete Zard

o ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

 

27

Encontro do mestrado

29

Encontro do mestrado

OUTUBRO

04

Palestra 3 Wanessa Aparecida Trevizan

SITUAÇÕES POTENCIALMENTE ADIDÁTICAS EM ANÁLISE COMBINATÓRIA

06

BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012

 

11

Aula Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012

13

Aula Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

 

BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012

18

Palestra 4 Gerson Pastre de Oliveira

Sobre a pesquisa em Educação Matemática

20

SELIC

 

25

Seminários de alunos

1.    Joel

2.    Ramon

3.    Rodrigo

4.    Roseli

27

Videoconferência Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

NOVEMBRO

01

Palestra 5 Marcos Nascimento Magalhães

03

Seminários de alunos

5.    Felipe

6.    Lilian

7.    Thales

8.    Vinícius

 

08

Seminários de alunos

9.    Andrea

10.  Arlis

11.  Jéssica

12.  Diego

13.  Renato

10

14.  Rafael

15.  Camilla

 

Avaliação do curso