Instituto de Matemática e
Estatística
MAT0412 - Análise de Textos Didáticos
2º Semestre de 2010
– Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala
137-A, 3091-6267
Turma: 2010242 Período: 02/08/2010 - 08/12/2010 Horário: seg 08:00-09:40 sex 10:00-11:40
Objetivos
Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir textos para-didáticos. Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes épocas
Programa
Histórico dos currículos de
Matemática para a Educação Básica no Brasil:
concepções subjacentes e seus reflexos nos livros
didáticos. As avaliações institucionais do livro didático
no Brasil. Critérios de análise de textos didáticos para o
ensino básico. Análise crítica de textos didáticos.
O papel da mediação do professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.
Enriquecimentos possíveis: palestras de
especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise
de textos para-didáticos; o uso da internet e de hiper-textos no apoio
à sala de aula
Avaliação
M=(NP+NS+NT)/3
M=Média
NP=Nota de participação
NS=Nota de seminário
NT=Nota de trabalho
Bibliografia
CENP, São Paulo: Proposta curricular
para o 1o grau, 1992, Experiências Matemáticas, 1996, Proposta
curricular para o 2o grau, 1992;
Freitas, B., et
al. O livro didático em questão, 3a ed., S. Paulo, Ed. Cortez,
1997;
Kline, M., O fracasso da Matemática Moderna, Ed. Ibrasa 1976;
Lima, E.L., Exame de Textos, Rio de Janeiro,
SBM-VITAE, IMPA, 2002;
MEC, Brasília: Guias do PNLD, 1999,
2002, 2005, 2008, Catálogo do PNLEM, 2006, PCN de 5a a 8a do Ensino
Fundamental, 1997, PCN+, 2002 e PCN do ensino médio, 1999;
Miorin, M.A., Introdução à História da
Educação Matemática,
1998;
Abrantes, P. (org.), A Matemática na
Educação Básica em Portugal. 1999;
Valente, W.R. (org.), A Matemática do Ginásio: Livros didáticos e as Reformas Campos e Capanema, CD-ROM, FAPESP, 2005.