Instituto de Matemática e
Estatística
1º Semestre de 2010
– Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A,
3091-6267
Disciplina: MAT1500 - Projetos de Estágio Turma: 2010142
– Teórica Período: 22/02/2010
- 08/12/2010
Objetivos
Promover a elaboração de projetos ou sequências didáticas para serem aplicadas em salas de aula do Ensino Básico, juntamente com os professores regentes das classes envolvidas nos estágios. Realizar, com base nos projetos elaborados, a supervisão de 100 horas de estágio para cada aluno, envolvendo os professores responsáveis pelas classes de EB na avaliação e discussão dos estágios.
Programa
A idéia do projeto e a sala de aula como espaço de investigação; o uso de projetos no ensino de Matemática. Teorias de conhecimento. Questões da didática da matemática: transposição didática; contrato didático; obstáculos epistemológicos; discussão de erros; aprendizagem significativa. Elaboração de projetos ou sequência didática sobre temas de Matemática do Ensino Básico. Aplicação supervisionada dos mesmos em classes de professores participantes do programa de estágios do CAEM. Discussão e avaliação coletiva dos resultados.
Bibliografia
Machado, N.J. "Educação: Projetos e Valoes", coleção Ensaios Trnasversais, Ed. Escrituras, SP, 2004. Perrenoud, P. "Construir as Competências desde a Escola", Artmed Editora, 1999. Abrantes, P. "Matemática, realidade e trabalho de projeto na escola secundária", in Educação e Matemática, APM, Lisboa, 1989. D'Amore, B. "Epistemologia e didática de matemática, coleção ensaios transversais, Ed. Culturas, SP, 2005. Brosseau, G. "Los diferentes roles del maestro", in Parra, C. e Saiz I. (org) Didática de Matemática: Aportes y reflexiomas, Paides, 1994. Zabala A. (org) "Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula", Artmed, Porto ALegre, 1999. Bicudo, M.A.V. (org) "Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas, Ed. UNESP, SP, 1999. Abrantes, et alli (org) "Investigações matemáticas na aula e no currículo", APM, Lisboa, 1999.