http://sistemas1.usp.br:8080/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif Instituto de Matemática e Estatística

 

MAT0412 - Análise de Textos Didáticos

 

2º Semestre de 2009 – Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi

 

www.ime.usp.br/~brolezzi      brolezzi@ime.usp.br  Sala 137-A, 3091-6267

 

 

Programação                          Trabalhos                                  Notas

 

Código da Turma:    2009242 

Início:                    03/08/2009

Fim:                       09/12/2009

 

Horário

seg        08:00     09:40  

sex        10:00     11:40    

 

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se fazer uma análise crítica da literatura didática disponível, na área de matemática, com primazia para textos nacionais, relativa ao ensino fundamental e médio, incluindo-se textos paradidáticos. Pretende-se também propiciar a discussão dos parâmetros de avaliação de um texto matemático.

 

Programa resumido

Parâmetros de avaliação de um texto didático de matemática.
Análise de literatura de ensino fundamental e médio do ponto de vista matemático e didático.
Apreciação dos textos quanto à adequação de conteúdo e linguagem em Matemática.
Apreciação de textos paradidáticos.
Avaliações institucionais de livros didáticos.

 

Avaliação

Média de trabalhos e provas.

 

Bibliografia

FREITAG, B. et al. O livro didático em questão, 3a ed., S. Paulo: Cortez, 1997.
LIMA, E.L. Exame de Textos, Rio de Janeiro, SBM-VITAE, IMPA, 2002.
Livros didáticos de matemática do ensino fundamental e médio.
Guia do Livro Didático - MEC.