Instituto de Matemática e
Estatística
MAT0412 - Análise de Textos Didáticos
2º Semestre de 2009
– Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala
137-A, 3091-6267
Código da Turma: 2009242
Início: 03/08/2009
Fim: 09/12/2009
Horário
seg 08:00 09:40
sex 10:00 11:40
Objetivos
Nesta disciplina pretende-se fazer uma análise
crítica da literatura didática disponível, na área
de matemática, com primazia para textos nacionais, relativa ao ensino
fundamental e médio, incluindo-se textos paradidáticos.
Pretende-se também propiciar a discussão dos parâmetros de
avaliação de um texto matemático.
Programa resumido
Parâmetros de avaliação de um texto
didático de matemática.
Análise de literatura de ensino fundamental
e médio do ponto de vista matemático e didático.
Apreciação dos textos quanto à
adequação de conteúdo e linguagem em Matemática.
Apreciação de textos paradidáticos.
Avaliações institucionais de livros
didáticos.
Avaliação
Média de trabalhos e provas.
FREITAG, B. et al. O livro
didático em questão, 3a ed., S. Paulo: Cortez, 1997.
LIMA, E.L. Exame de Textos, Rio de Janeiro,
SBM-VITAE, IMPA, 2002.
Livros didáticos de matemática do
ensino fundamental e médio.
Guia do Livro Didático - MEC.