http://sistemas1.usp.br:8080/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif Instituto de Matemática e Estatística

 

MAT1514 - A Matemática na Educação Básica

 

2º Semestre de 2008 – Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi

 

Código da Turma:

2008242 

Horário

  

  

Início:

04/08/2008

seg

10:00  

11:40  

Fim:

13/12/2008

qua

08:00  

09:40  

Programa                       Notas

 

www.ime.usp.br/~brolezzi      brolezzi@ime.usp.br  Sala 137-A, 3091-6267

 

Objetivos

Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania. Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos, sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.

 

Programa resumido

O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal, cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Tópicos livres.

 

Bibliografia

Brasil, MEC; Parâmetros curriculares nacionais para os Ensinos Fundamental e Médio, MEC/SEF, Brasília, 1998. Portugal, ME, A matemática na educação básica, ME/DEB, Lisboa, 1999. AAboe, A. "Episódios da História Abtiga na Matemática", SBM, 1984. Eves, H. "Introdução à História da Matemática", Editora da Unicamp, 1997. Caraça, B.J. "Conceitos Fundamentais de Matemática", Editora Gradiva, 2002. Courant, R. et al. "O que é Matemática", Editora Ciência Moderna, 2000. Davis, P.J. e Hersh, R. "A experiëncia Matemática", Francisco Alves Editora, 1985.