Instituto de Matemática e
Estatística
MAT1514 - A Matemática na
Educação Básica
2º Semestre de 2008
– Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi
Código da Turma: |
2008242 |
Horário |
|
|
Início: |
04/08/2008 |
seg |
10:00 |
11:40 |
Fim: |
13/12/2008 |
qua |
08:00 |
09:40 |
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala
137-A, 3091-6267
Objetivos
Discussão de alguns tópicos fundamentais de
matemática elementar indispensáveis para a formação
da cidadania. Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais,
didáticos, históricos, sociais e culturais. Esclarecer a
importância da Matemática na Educação Básica.
Programa resumido
O conceito de número; histórico das
concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os
incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal,
cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e
volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.
Matemática financeira. Noções de geometria plana e
espacial. semelhança, malhas, simetrias,
mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências.
Tópicos livres.
Bibliografia
Brasil, MEC; Parâmetros curriculares nacionais para os
Ensinos Fundamental e Médio, MEC/SEF, Brasília, 1998. Portugal,
ME, A matemática na educação básica, ME/DEB,
Lisboa, 1999. AAboe, A.
"Episódios da História Abtiga na
Matemática", SBM, 1984. Eves, H.
"Introdução à História da
Matemática", Editora da Unicamp, 1997. Caraça, B.J.
"Conceitos Fundamentais de Matemática", Editora Gradiva, 2002. Courant, R. et al. "O que é
Matemática", Editora Ciência Moderna, 2000. Davis, P.J. e Hersh, R. "A experiëncia
Matemática", Francisco Alves Editora, 1985.