EDM5083 - História e educação matemática
Disciplina de Pós-Graduação
Unidade: Faculdade de Educação
Área de Concentração: 48134
Data inicial: 13/08/2007 Data
final: 04/11/2007
Data limite de cancelamento: 23/09/2007
Número de créditos: 8
Horário / Local: Segunda 14:00 - 17:30 Sala
108 do Bloco B.
Docente Responsável: Antonio Carlos Brolezzi www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@usp.br
Objetivos
Apresentar
o campo de investigação que relaciona história e educação matemática, visando
identificar metodologias e temas de pesquisa envolvendo a história da matemática
e o processo de ensino/aprendizagem da matemática.
Justificativa
Nos
últimos anos tem sido crescente a produção científica na área que relaciona
História e Educação Matemática, investigando os possíveis usos didáticos da
História da Matemática. Os próprios veículos oficiais como os PCNs e os PNLD e PNLEM apontam
para o uso da história como forma importante de organizar o ensino da
matemática. Encontramos concepções diversas nas propostas que de algum modo
procuram relacionar história e ensino. Essas concepções estão presentes nos
fundamentos das propostas didáticas com base na epistemologia da matemática.
Principalmente no caso da didática francesa da matemática, há fortes
considerações com base na história para pautar o ensino. Várias questões são
levantadas a respeito do tema, como as tendências da historiografia e da forma
da escrita da história da matemática, que afetam o modo como se pode pensar
nessa história para fins didáticos.
Conteúdo
1.
Questões
sobre fontes e historiografia da matemática.
2.
Relações
entre história e educação matemática: visão geral
3.
Didática
francesa: pressupostos e controvérsias.
3.1.1.
Princípio
recapitulacionista e positivismo.
3.1.2.
Psicogênese
e construtivismo.
3.1.3.
A noção
de obstáculos epistemológicos.
4.
Tópicos
de história na educação matemática.
4.1.1.
Números.
4.1.2.
Geometria.
4.1.3.
Álgebra.
4.1.4.
Cálculo.
5.
Outras
dimensões da relação entre história e educação matemática.
5.1.1.
Cultura.
5.1.2.
Tecnologias.
5.1.3.
Pesquisa.
Forma de Avaliação
Elaboração de trabalho escrito e
participação nas discussões dos textos. Data de entrega do trabalho escrito:
10/12/2007
Bibliografia
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