EDM5083 - História e educação matemática

 

Disciplina de Pós-Graduação

Unidade: Faculdade de Educação

Área de Concentração:          48134

 

Data inicial: 13/08/2007       Data final: 04/11/2007

Data limite de cancelamento: 23/09/2007

Número de créditos: 8

Horário / Local: Segunda 14:00 - 17:30 Sala 108 do Bloco B.

Docente Responsável: Antonio Carlos Brolezzi      www.ime.usp.br/~brolezzi     brolezzi@usp.br

 

PROGRAMA

 

ALUNOS

Objetivos

Apresentar o campo de investigação que relaciona história e educação matemática, visando identificar metodologias e temas de pesquisa envolvendo a história da matemática e o processo de ensino/aprendizagem da matemática.

 

Justificativa

Nos últimos anos tem sido crescente a produção científica na área que relaciona História e Educação Matemática, investigando os possíveis usos didáticos da História da Matemática. Os próprios veículos oficiais como os PCNs e os PNLD e PNLEM apontam para o uso da história como forma importante de organizar o ensino da matemática. Encontramos concepções diversas nas propostas que de algum modo procuram relacionar história e ensino. Essas concepções estão presentes nos fundamentos das propostas didáticas com base na epistemologia da matemática. Principalmente no caso da didática francesa da matemática, há fortes considerações com base na história para pautar o ensino. Várias questões são levantadas a respeito do tema, como as tendências da historiografia e da forma da escrita da história da matemática, que afetam o modo como se pode pensar nessa história para fins didáticos.

 

Conteúdo

1.      Questões sobre fontes e historiografia da matemática.

2.      Relações entre história e educação matemática: visão geral

3.      Didática francesa: pressupostos e controvérsias.

3.1.1.     Princípio recapitulacionista e positivismo.

3.1.2.     Psicogênese e construtivismo.

3.1.3.     A noção de obstáculos epistemológicos.

4.      Tópicos de história na educação matemática.

4.1.1.     Números.

4.1.2.     Geometria.

4.1.3.     Álgebra.

4.1.4.     Cálculo.

5.      Outras dimensões da relação entre história e educação matemática.

5.1.1.     Cultura.

5.1.2.     Tecnologias.

5.1.3.     Pesquisa.

 

Forma de Avaliação

Elaboração de trabalho escrito e participação nas discussões dos textos. Data de entrega do trabalho escrito: 10/12/2007

 

 

Bibliografia

ANGLIN, W.S. Matemática e História. Tradução: Carlos Roberto Vianna. Revisão: Maria Laura M. Gomes. In: História & Educação Matemática, v. 1 , 1, p. 12-21, 2001- Revista da Sociedade Brasileira de História da Matemática.

BACHELARD, G. “A formação do espírito científico : contribuição para uma psicanálise do conhecimento” – tradução Estela dos Santos Abreu – Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARONI, R. L.; NOBRE, S. A Pesquisa em História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática. In: Bicudo, M.A.V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. SP: Editora UNESP, 1999.

BARUFI, Maria Cristina Bonomi ; BROLEZZI, A. C. . História da matemática e ensino de cálculo: reflexões sobre o pensamento reverso. Guarapuava, PR: SBHMat, 2007. v. 1. 50 p.

BOYER, C. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.

BROLEZZI, A. C. . Atividade criativa na sala de aula de Matemática. In: Nílson José Machado; Marisa Ortegoza Cunha. (Org.). Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo: Escrituras, 2003, v. , p. 255-276.

BROLEZZI, A. C. A Arte de Contar: Uma introdução ao estudo do valor didático da História da Matemática. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1991.

BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes em mathématiques. Recherches en Didatiques des Mathématiques, v. 4.2, p. 164-168, 1983.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA,C. & SAIZ, I. (ORGS.) Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Trad. Juan A. Llorens. Porto Alegre, Artes Médicas, 2001.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique, La Pensée sauvage, Grenoble 1985

D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. In: Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120. jan/abr 2005.

FAUVEL, John; VAN MAANEN, J.A. (Eds.) Historical formation and students understanding of mathematics. In: History in Mathematics Education An ICMI StudySeries: New ICMI Study Series , Vol. 6, Cap. 5, 2000, 450 p., p. 143-165

FURINGHETTI, F.: 1997, History and Mathematics Education: a Look Around The World With Particular Reference to Italy ww.icme-organisers.dk/tsg17/#papers.(pdf)

FURINGHETTI, F.: 1997, History of mathematics, mathematics education, school practice: case studies linking different domains, For the learning of mathematics, v.17, n.1, 55-61.(pdf)

GARNICA, A.V.M.História Oral é História? um estudo sobre a vinculação entre História Oral, História da Matemática e Educação Matemática. In: Anais do VI Seminário Nacional de História da Matemática. p. 241-254. Rio Claro: L.A.S., 2005.

GLAESER, G. Epistémologie des nombres relatifs. Recherches en Didatiques des Mathématiques, v. 2, n. 3, p. 303-346, 1981.

GOMES, Maria Laura Magalhães. Aspectos históricos da abordagem dos números irracionais na matemática escolar brasileira: no tempo da aritmética, álgebra, geometria e trigonometria. IN: Anais do VI Seminário Internacional de História da Matemática. p. 195-204. Rio Claro: L.A.S., 2005.

IGLIORI, S. “A noção de obstáculo epistemológico e a educação matemática.” In: Educação Matemática – uma introdução. Machado, S. (org.). São Paulo: Ed. PUC-SP, 1999.

JAPIASSU, H. A epistemologia histórica de G. Bachelard. In: Introdução ao Pensamento Epistemológico. Ed. Livraria Francisco Alves, RJ, 1975, p. 63-81

KATZ, Victor J. Some ideas on the use of history in the teaching of mathematics - Vol. 17 Num. 1 (1997) p. 62-63

LAUAND, Jean . Matemática em diálogo: Álgebra, Língua e Cultura Árabes - conferência de abertura do 1o. SPHEM, Seminário Paulista de História e Educação Matemática. In: Anais do 1o. SPHEM, São Paulo, 2006,  p. 9-22.

MACHADO, Nílson José. Epistemologia e Didática. As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente -5º ed. - São Paulo: Cortez, 2002.

MIGUEL, A. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. In: Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120. jan/abr 2005.

MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática – Propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006.

MOURA, A. R. L e SOUSA, M. C. O lógico-histórico da álgebra não simbólica e da álgebra simbólica: dois olhares diferentes. In: Zetetiké - CEMPEM - FE/UNICAMP - Campinas, SP, v.13, n.24 p. 11-46 - julho/dezembro de 2005

PAIS, L. C. “Didática da Matemática – Uma análise da influência francesa.” Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PIAGET, J. (org.) Lógica e Conhecimento Científico. Livraria Civilização, Porto, 1980

RADFORD, L. (1995). Before the other unknowns were invented: didactic inquirieson the methods and problems of medieval Italien algebra. For the Learningof Mathematics, 15 (3): 28-38.[PDF]

RADFORD, Luis. Radford, L. (1997) On Psychology, Historical Epistemology and the Teaching of Mathematics: Towards a Socio-Cultural History of Mathematics, For the Learning of Mathematics, 17 (1), 26-33 33.[PDF]

SCHUBRING, G. Desenvolvimento histórico do conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções matemático-didáticas (erro, obstáculos, transposição) In: Zetetiké, - CEMPEM – FE/UNICAMP, vol. 6, 10, julho/dezembro de 1998, p. 9-34.

SCHUBRING, G. Relações entre a História e o Ensino da Matemática. In: NOBRE, S. (Ed.) Anais do Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática e Seminário Nacional de História da Matemática, p. 157-163. Águas de São Pedro – São Paulo – Brasil, 1997.

SIERPINSKA, A. Obstacles épistémologiques relatifs à la notion de limite. Recherches em Didatiques des Mathématiques, v. 6.1, p. 5-67, 1985. SIERPINSKA, A. Understanding in Mathematics. London: The Falmer Press, 1994.

SILVA, C. M. S. A Matemática Positivista e sua difusão no Brasil. Vitória: EDUFES, 1999.

SILVA, Circe Mary Silva da. A história da matemática e os cursos de formação de professores. In Cury, Helena Noronha (org.). Formação de professores de matemática: uma visão multifacetada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001, p. 129-165.

VALENTE, W. R. Uma História da Matemática Escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo, Annablume/FAPESP, 1999.

VALENTE, W.R. História da Matemática Escolar no Brasil. In: Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática. p. 207-219. Natal - RN. Editora da SBHMat, Rio Claro, 2001

WALDEGG, G. Histoire, Épistémologie et Méthodologie dans la Recherche em Didactique. For the Learning of Mathematics 17, 1, p. 43-46, february, 1997.

ZÚÑIGA, A. R. Polemicas de método em la historia de la ciência y las matemáticas. In: Memórias Tercer Congreso Nacional de Matemáticas, p 423-431. San Jose, Costa Rica, 1990.

 

 

Topo da página

 www.ime.usp.br/~brolezzi       brolezzi@usp.br