IME-USP
- INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
GEN5711 - Preparação à Docência
de Graduação
Segundo Semestre de 2006
Horário: Quartas-feiras, das 10
às 12 horas
Local: Sala A-241 IME-USP
Professor: Antonio Carlos Brolezzi
Data
inicial: 07/08/2006
Data final: 24/11/2006
Data
limite de cancelamento: 30/09/2006
Número
de créditos: 4
Aula |
Data |
Tema |
Leituras |
Alunos leitores |
1 |
09/08 |
Educação superior no Brasil |
Freire [14] 57-75 |
|
2 |
16/08 |
Concepções de inteligência |
Gardner [15] 45-53 Machado [27] 80-116 |
Liege Cristina Garcia da Silva Cristina de Fatima Lucio |
3 |
23/08 |
Problemas, criatividade, valores |
Machado [25] 225-276 Alencar [1] 131-156 |
Rodrigo Lucas Rodrigues Mauricio Silva de Moura |
4 |
30/08 |
Epistemologia e didática |
Motta [29] 25-71 |
Haroldo Brasil Fraga Cátia
Petri |
|
06/09 |
Sem aula |
|
|
5 |
13/09 |
Epistemologia e didática |
D’Amore [10] 69-109 |
Bruno Costa Coscarelli . |
6 |
20/09 |
Epistemologia e didática |
Machado [27] 117-176 |
Camila Serinoli Katia Antunes Marques Hammurabi
Mendes |
7 |
27/09 |
Apresentação de seminários |
1, 2, 4, 5, 8 |
|
8 |
04/10 |
Tecnologias e modernidade |
Levy [23] 75-113 Berman [8] 15-35 |
Marcelo Gonçalves Rodrigo Viana Rocha |
9 |
11/10 |
Alegria |
Arantes [2] 31-55 |
Milena Sefrin Helzel Savio da Silva Coutinho Mauro
Alves |
10 |
18/10 |
Emoções |
Damásio [11] 142-177 |
Armando Antonio Mendes Rodrigo Ferreira Baroni Fabrício
Siqueira |
11 |
25/10 |
Avaliação, projetos e valores |
Machado [27] 258-283 Machado [26] |
Getulio Correa Bulhoes Daniel Tausk |
12 |
01/11 |
Apresentação de seminários |
6, 9, 7, 3 |
|
13 |
08/11 |
Prova escrita |
|
|
|
15/11 |
Sem aula |
|
|
14 |
22/11 |
Relatos de estágio/ Avaliação do curso |
|
|
Alunos
e aulas de estágio:
|
Aluno |
Área |
|
Aluno observador |
|
Armando Antonio Mendes |
Estatística |
Mestrado |
|
|
Bruno Costa Coscarelli |
Matemática |
Mestrado |
Mauricio
Silva de Moura |
|
Camila Serinoli |
Estatística |
Mestrado |
|
|
Cátia Petri |
Estatística |
Mestrado |
|
|
Cristina Dalva Van Berghem Motta |
Educação |
Especial |
|
|
Cristina de Fatima Lucio |
Medicina
Veterinária |
Mestrado |
Liege Cristina Garcia da Silva |
|
Fabricio Siqueira Benevides |
Ciência
da Computação |
Mestrado |
|
|
Getulio Correa Bulhoes |
Matemática
Aplicada |
Doutorado |
|
|
Hammurabi das Chagas Mendes |
Ciência
da Computação |
Mestrado |
|
10. |
Katia Antunes Marques |
Estatística |
Mestrado |
|
11. |
Liege Cristina Garcia da Silva |
Medicina
Veterinária |
Mestrado |
Cristina
de Fatima Lucio |
12. |
Marcelo Gonçalves |
Estatística |
Doutorado |
Rodrigo
Viana Rocha |
13. |
Mauricio Silva de Moura |
Ciência
da Computação |
Mestrado |
Cátia Petri |
14. |
Mauro Correia Alves |
Estatística |
Mestrado |
|
15. |
Milena Sefrin Helzel |
Medicina
Veterinária |
Mestrado |
|
16. |
Rodrigo Ferreira Baroni |
Ciência
da Computação |
Mestrado |
|
17. |
Rodrigo Lucas Rodrigues |
Matemática |
Mestrado |
Savio
da Silva Coutinho |
18. |
Rodrigo Viana Rocha |
Estatística |
Mestrado |
Marcelo
Gonçalves |
19. |
Ruben José Paredes Alvarado |
Engenharia
Naval |
Mestrado |
|
20. |
Savio da Silva Coutinho |
Matemática |
Mestrado |
Rodrigo
Lucas Rodrigues |
Seminários:
|
Tema |
Grupo |
1 |
PI
|
Rodrigo
Lucas Rodrigues . |
2 |
Gênio Indomável
Título
Original: Good Will Hunting |
Cátia Petri Hammurabi Mendes Mauro Alves |
3
|
Terra de sombras
Título
Original: Shadowlands
|
Milena Sefrin Helzel Savio
da Silva Coutinho |
4
|
O Silêncio de Melinda
|
Cristina
de Fatima Lucio Liege
Cristina Garcia da Silva |
5 |
[5] ARTIGUE, Michèle.
(1999) The Teaching and Learning of Mathematics at the Universitary Level:
Crucial Questions for Contemporary Research in Education. Notices of the American
Mathematics Society. No. 11, 1377-1385 December 1999 |
Bruno
Costa Coscarelli Mauricio
Silva de Moura |
6 |
[6] ARTIGUE, Michèle.
(2000) Learning and Teaching Analysis: what can we learn
from the Past in order to think about the Future?.
International Symposium «One Hundred Years of L’Enseignement Mathématique:
Moments of Mathematics Education in the 20th Century».
Geneva,
20–22 October 2000 |
Rodrigo
Ferreira Baroni Getulio
Correa Bulhoes |
7 |
[13] FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, Vozes, 2000 |
Armando
Antonio Mendes |
8 |
[17] GUSDORF, Georges. Professores para quê? Para uma
pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes , 1995 |
Camila
Serinoli Katia
Antunes Marques |
9 |
[18] GUZMÁN, Mighel de;
HODGSON, Bernard R.;
ROBERT, Aline;
VILANI, Vinicio.
(1998) Difficulties in the passage from secondary to terciary education. Documenta Mathematica, Extra
Volume, ICM - III, 747-762 |
Marcelo
Gonçalves Rodrigo
Viana Rocha Fabrício Siqueira Benevides |
Bibliografía:
ALENCAR, Eunice Soriano de.
Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília, Editora da UnB, 2003
ARANTES, Valéria Amorin (org.)
Humor e Alegria na Educação. São Paulo, Summus, 2006
ARSAC, G. et
al. La transposition didactique en mathématiques, en physique, en biologie.
IREM de Lyon, Lirdis, 1989.
ARTIGUE, Michèle. (1998) De la Comprehension des
Processus d'Aprentissage a la Conception de Processus d'Enseignement. Documenta
Mathematica, Extra Volume, ICM - III, 723-733
ARTIGUE, Michèle.
(1999) The Teaching and Learning of Mathematics at the Universitary Level:
Crucial Questions for Contemporary Research in Education. Notices of the
American Mathematics Society. No. 11, 1377-1385 December 1999
ARTIGUE, Michèle.
(2000) Learning and Teaching Analysis: what can we learn
from the Past in order to think about the Future?.
International Symposium «One Hundred Years of L’Enseignement Mathématique:
Moments of Mathematics Education in the 20th Century».
Geneva, 20–22
October 2000
BARUFI, M.C.B. A
construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo
Diferencial e Integral. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, 1999.
BERMAN, Marshall. Tudo o que é
sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo, Companhia das
Letras, 1986
CURCIO,
F.R, (editor) Teaching and learning, a problem-solving focus, NCTM 1987 (USA)
D’AMORE, Bruno. Epistemologia e
didática da matemática. Trad. Maria Cristina Bonomi Barufi. São Paulo,
Escrituras, 2005
DAMÁSIO, A. O Erro de
Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano. Lisboa: Publicações Europa-América,
1995.
DAVIS P.J. e HERSH, R. A
experiência matemática. Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1989.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir.
Petrópolis, Vozes, 2000
FREIRE, Paulo. Pedagogia do
oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987
GARDNER H. Estruturas da mente. A
teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
GARDNER H. Inteligências múltiplas
- a teoria e a prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
GUSDORF, Georges. Professores para
quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes , 1995.
GUZMÁN, Mighel de; HODGSON, Bernard R.; ROBERT, Aline; VILANI, Vinicio. (1998)
Difficulties in the passage from secondary to terciary education. Documenta Mathematica, Extra
Volume, ICM - III, 747-762
HARIKI,
S. Analysis of Mathematical Discourse: Multiple Perspectives. Tese de Doutorado, University of
Southampton, 1992.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora -
Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre, Artes
Médicas, 1994.
KRULIK, S e REY ROE
(organizadores) A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo,
Atual Editora, 1997.
LEVY, P. A máquina universo,
criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre, Artmed Editora, 1998.
LEVY, P. As tecnologias da
inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
MACHADO, N.J. Cidadania e
Educação. São Paulo, Escrituras Editora, 1997.
MACHADO, N.J. e CUNHA, M.O. (org.)
Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo,
Escrituras, 2003
MACHADO, N.J. Educação: Projetos e
Valores. São Paulo, Escrituras Editora, 2000.
MACHADO, N.J. Epistemologia e
didática: as concepções de conhecimento e a prática docente. São Paulo, Cortez,
1995
MACHADO, Silvia Dias Alcântara.
Educação matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999
MOTTA, Cristina Dalva Van Berghem.
História da matemática na educação matemática: espelho ou pintura?. São Paulo,
Comunnicar, 2006
PARRA, C. e SAIZ, I. Didactica de
Matemáticas: Aportes e Reflexiones. Buenos Aires, Paidós Educador, 1994.
PERRENOUD, P. 10 novas
competências para ensinar. Porto Alegre, Artmed Editora, 2000.
PERRENOUD, P. Construir as novas
competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed Editora, 1999.
POZO, J.I. As soluções de
problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre, Artmed
Editora, 1998.
TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros
e computadores, a complementaridade analógico-digital na informática e na
educação. São Paulo, Escrituras Editora, 1998.