IME-USP - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

GEN5711 - Preparação à Docência de Graduação
Segundo Semestre de 2006

Horário: Quartas-feiras, das 10 às 12 horas
Local: Sala A-241 IME-USP
Professor: Antonio Carlos Brolezzi

Data inicial: 07/08/2006       Data final: 24/11/2006

Data limite de cancelamento: 30/09/2006

Número de créditos: 4

Programa:

Aula

Data

Tema

Leituras

Alunos leitores

1

09/08

Educação superior no Brasil

Freire [14] 57-75

 

2

16/08

Concepções de inteligência

Gardner [15] 45-53

Machado [27] 80-116

Liege Cristina Garcia da Silva

Cristina de Fatima Lucio

3

23/08

Problemas, criatividade, valores

Machado [25] 225-276

Alencar [1] 131-156

Rodrigo Lucas Rodrigues

Mauricio Silva de Moura

4

30/08

Epistemologia e didática

Motta [29] 25-71

Haroldo Brasil Fraga

 Cátia Petri

 

06/09

Sem aula

 

 

5

13/09

Epistemologia e didática

D’Amore [10] 69-109

Bruno Costa Coscarelli

.

 

6

20/09

Epistemologia e didática

Machado [27] 117-176

Camila Serinoli

Katia Antunes Marques

Hammurabi Mendes 

7

27/09

Apresentação de seminários

1, 2, 4, 5, 8

 

8

04/10

Tecnologias e modernidade

Levy [23] 75-113

Berman [8] 15-35

Marcelo Gonçalves

Rodrigo Viana Rocha

9

11/10

Alegria

Arantes [2] 31-55

Milena Sefrin Helzel

Savio da Silva Coutinho

 Mauro Alves

10

18/10

Emoções

Damásio [11] 142-177

Armando Antonio Mendes

Rodrigo Ferreira Baroni

 Fabrício Siqueira

11

25/10

Avaliação, projetos e valores

Machado [27] 258-283

Machado [26]

Getulio Correa Bulhoes

Daniel Tausk 

12

01/11

Apresentação de seminários

6, 9, 7, 3

 

13

08/11

Prova escrita

 

 

 

15/11

Sem aula

 

 

14

22/11

Relatos de estágio/ Avaliação do curso

 

 

 

Alunos e aulas de estágio:

 

 

Aluno

Área

 

Aluno observador

  1.  

Armando Antonio Mendes

Estatística

Mestrado

 

  1.  

Bruno Costa Coscarelli

Matemática

Mestrado

Mauricio Silva de Moura 

  1.  

Camila Serinoli

Estatística

Mestrado

 

  1.  

Cátia Petri

Estatística

Mestrado

 

  1.  

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Educação

Especial

 

  1.  

Cristina de Fatima Lucio

Medicina Veterinária

Mestrado

Liege Cristina Garcia da Silva

 

  1.  

Fabricio Siqueira Benevides

Ciência da Computação

Mestrado

 

  1.  

Getulio Correa Bulhoes

Matemática Aplicada

Doutorado

 

  1.  

Hammurabi das Chagas Mendes

Ciência da Computação

Mestrado

 

10. 

Katia Antunes Marques

Estatística

Mestrado

 

11. 

Liege Cristina Garcia da Silva

Medicina Veterinária

Mestrado

Cristina de Fatima Lucio 

12. 

Marcelo Gonçalves

Estatística

Doutorado

Rodrigo Viana Rocha 

13. 

Mauricio Silva de Moura

Ciência da Computação

Mestrado

Cátia Petri

14. 

Mauro Correia Alves

Estatística

Mestrado

 

15. 

Milena Sefrin Helzel

Medicina Veterinária

Mestrado

 

16. 

Rodrigo Ferreira Baroni

Ciência da Computação

Mestrado

 

17. 

Rodrigo Lucas Rodrigues

Matemática

Mestrado

Savio da Silva Coutinho 

18. 

Rodrigo Viana Rocha

Estatística

Mestrado

Marcelo Gonçalves 

19. 

Ruben José Paredes Alvarado

Engenharia Naval

Mestrado

 

20. 

Savio da Silva Coutinho

Matemática

Mestrado

Rodrigo Lucas Rodrigues 

Seminários:

 

Tema

Grupo

1

PI
EUA - 1998 - Suspense/Ficção - 85 minutos
Diretor: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky, Sean Gullette e Eric Watson
 Elenco: Sean Gullette, Mark Margolies, Ben Shenkman, Pamela Hart e Stephen Pearlman
Distribuição: Artisan Entertainment

Rodrigo Lucas Rodrigues

.

 

2

Gênio Indomável

Título Original: Good Will Hunting
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1997
Estúdio: Miramax Films / Lawrence Bender Productions
Distribuição: Buena Vista International / Miramax Films
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Matt Damon e Ben Affleck

Cátia Petri

Hammurabi Mendes

Mauro Alves

 

3

Terra de sombras

Título Original: Shadowlands
Tempo de Duração: 131 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 1993
Estúdio: Price Entertainment / Spelling Films International / Shadowlands Productions
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Richard Attenborough
Roteiro: William Nicholson, baseado em peça teatral de William Nicholson

Milena Sefrin Helzel

Savio da Silva Coutinho

 

 

4

O Silêncio de Melinda
Título Original:  Speak
País de Origem:  EUA
Tempo de Duração:  92 minutos
Ano de Lançamento:  2004
Estúdio/Distrib.:  Imagem Filmes
Direção:  Jessica Sharzer

Cristina de Fatima Lucio

Liege Cristina Garcia da Silva

 

5

[5] ARTIGUE, Michèle. (1999) The Teaching and Learning of Mathematics at the Universitary Level: Crucial Questions for Contemporary Research in Education. Notices of the American Mathematics Society. No. 11, 1377-1385 December 1999

Bruno Costa Coscarelli

Mauricio Silva de Moura

6

[6] ARTIGUE, Michèle. (2000) Learning and Teaching Analysis: what can we learn from the Past in order to think about the Future?. International Symposium «One Hundred Years of L’Enseignement Mathématique: Moments of Mathematics Education in the 20th Century». Geneva, 20–22 October 2000

Rodrigo Ferreira Baroni

Getulio Correa Bulhoes 

7

[13] FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, Vozes, 2000

Armando Antonio Mendes

 

 

8

[17] GUSDORF, Georges. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes , 1995

Camila Serinoli

Katia Antunes Marques

 

9

[18] GUZMÁN, Mighel de; HODGSON, Bernard R.; ROBERT, Aline; VILANI, Vinicio. (1998) Difficulties in the passage from secondary to terciary education. Documenta Mathematica, Extra Volume, ICM - III, 747-762

Marcelo Gonçalves

Rodrigo Viana Rocha

Fabrício Siqueira Benevides

 

Bibliografía:

 

ALENCAR, Eunice Soriano de. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília, Editora da UnB, 2003

ARANTES, Valéria Amorin (org.) Humor e Alegria na Educação. São Paulo, Summus, 2006

ARSAC, G. et al. La transposition didactique en mathématiques, en physique, en biologie. IREM de Lyon, Lirdis, 1989.

ARTIGUE, Michèle. (1998) De la Comprehension des Processus d'Aprentissage a la Conception de Processus d'Enseignement. Documenta Mathematica, Extra Volume, ICM - III, 723-733

ARTIGUE, Michèle. (1999) The Teaching and Learning of Mathematics at the Universitary Level: Crucial Questions for Contemporary Research in Education. Notices of the American Mathematics Society. No. 11, 1377-1385 December 1999

ARTIGUE, Michèle. (2000) Learning and Teaching Analysis: what can we learn from the Past in order to think about the Future?. International Symposium «One Hundred Years of L’Enseignement Mathématique: Moments of Mathematics Education in the 20th Century». Geneva, 20–22 October 2000

BARUFI, M.C.B. A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, 1999.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo, Companhia das Letras, 1986

CURCIO, F.R, (editor) Teaching and learning, a problem-solving focus, NCTM 1987 (USA)

D’AMORE, Bruno. Epistemologia e didática da matemática. Trad. Maria Cristina Bonomi Barufi. São Paulo, Escrituras, 2005

DAMÁSIO, A.  O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano. Lisboa: Publicações Europa-América, 1995.

DAVIS P.J. e HERSH, R. A experiência matemática. Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1989.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, Vozes, 2000

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987

GARDNER H. Estruturas da mente. A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.

GARDNER H. Inteligências múltiplas - a teoria e a prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

GUSDORF, Georges. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes , 1995.

GUZMÁN, Mighel de; HODGSON, Bernard R.; ROBERT, Aline; VILANI, Vinicio. (1998) Difficulties in the passage from secondary to terciary education. Documenta Mathematica, Extra Volume, ICM - III, 747-762

HARIKI, S. Analysis of Mathematical Discourse: Multiple Perspectives. Tese de Doutorado, University of Southampton, 1992.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora - Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.

KRULIK, S e REY ROE (organizadores) A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo, Atual Editora, 1997.

LEVY, P. A máquina universo, criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre, Artmed Editora, 1998.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.

MACHADO, N.J. Cidadania e Educação. São Paulo, Escrituras Editora, 1997.

MACHADO, N.J. e CUNHA, M.O. (org.) Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo, Escrituras, 2003

MACHADO, N.J. Educação: Projetos e Valores. São Paulo, Escrituras Editora, 2000.

MACHADO, N.J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e a prática docente. São Paulo, Cortez, 1995

MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Educação matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999

MOTTA, Cristina Dalva Van Berghem. História da matemática na educação matemática: espelho ou pintura?. São Paulo, Comunnicar, 2006

PARRA, C. e SAIZ, I. Didactica de Matemáticas: Aportes e Reflexiones. Buenos Aires, Paidós Educador, 1994.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artmed Editora, 2000.

PERRENOUD, P. Construir as novas competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed Editora, 1999.

POZO, J.I. As soluções de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre, Artmed Editora, 1998.

TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e computadores, a complementaridade analógico-digital na informática e na educação. São Paulo, Escrituras Editora, 1998.

 

 

Página do Brolezzi                   E-mail do Brolezzi