INSTITUTO
DE MATEMÁTICA E
ESTATÍSTICA
MAT0341 – HISTÓRIA
DA MATEMÁTICA I
1º Semestre de 2006
Código da
Turma:
2006142
Início:
20/02/2006
Fim:
01/07/2006
Horário |
|
|
ter |
10:00 |
11:40 |
sex |
08:00 |
09:40 |
http://www.ime.usp.br/~brolezzi
, brolezzi@ime.usp.br
, sala
137-A, 3091-6267
Arquivos da disciplina:
Objetivo
Apresentar
e
propiciar aos alunos uma reflexão sobre a inserção
cultural da evolução dos
conceitos da Matemática Elementar na História da
Humanidade, estudando a
História por assunto até o surgimento do Cálculo.
Programa
Mês |
Terça |
Assunto |
Sexta |
Assunto |
FEV |
21 |
0.
Introdução: Fontes e Panorama da
História da Matemática |
24 |
Fontes e Panorama da
História da Matemática |
|
28 |
|
03 |
Fontes e Panorama da
História da Matemática |
MAR |
07 |
1.Números: Numerais falados. Maias. |
10 |
Egípcios e
Babilônios |
|
14 |
Teoria dos números
na escola pitagórica. Crise dos
incomensuráveis. |
7 |
Introdução
dos numerais indo-arábicos na Europa. Fibonacci. |
|
21 |
2. Geometria: Origens Tales, Pitágoras |
24 |
Euclides |
|
28 |
Euclides |
31 |
Alexandria |
ABR |
04 |
Trigonometria |
07 |
Revisão |
|
11 |
|
14 |
|
|
18 |
Prova I |
21 |
|
|
25 |
3. Álgebra: Pré-álgebra
|
28 |
Os árabes e as
traduções |
MAI |
02 |
Os árabes na
Europa |
05 |
Introdução
dos numerais indo-arábicos na Europa. Fibonacci |
|
09 |
Cardano,
Bombelli |
12 |
Cardano, Bombelli |
|
16 |
4. Cálculo: Paradoxos do Movimento |
19 |
Arquimedes |
|
23 |
Oresme, Descartes |
26 |
Fermat, Cavalieri |
|
30 |
Barrow, Newton e Leibniz:
o Cálculo |
02 |
Definições
e caminhos da formalização do Cálculo |
JUN |
06 |
Revisão |
09 |
Prova 2 |
|
13 |
|
16 |
|
|
20 |
|
23 |
|
|
27 |
|
30 |
|
Bibliografia
básica G.B. Boyer,
História da Matemática,
Edgard Blucher, 1996. A. Aaboe, Episódios da História
Antiga da Matemática,
Sociedade Brasileira de Matemática, 2001. G. Ifrah,
História Universal dos
Algarismos, Nova Fronteira, 1995. F. Cajori,
A History of Mathematical
Notations (Vol. I), The Open Court, 1928.
F. Swetz et.
al. (org.), Learn From
the Masters, The Mathematical Association of
Avaliação
M=(P1 + P2)/2
SUB
Fechada, maximizando
MR=(REC+M)/2