Duas matérias que gostei.

Caros Redistas

Desculpem-me por não estar falando apenas da estatística. Mas hoje estou feliz com o que li na VEJA.

Resolvi que deveria incentivar os amigos a lerem também e assim poder saber se minha impressão e reflexão estão adequadas.

Sei muito bem que sempre deve haver segundas intenções naquilo que se publica, mas as pessoas de quem vou falar são pessoas que admiro e não creio que tenham, as próprias, alguma intenção secundária.

Falo da entrevista do Ferreira Gullar e do artigo da Lya Luft - Buscando a Excelência -, dois personagens respeitáveis de nossa sociedade.

Ferreira: ?O empresário é um intelectual que, em vez de escrever poesias, monta empresas.?

Lya: ?A mediocridade reina, assustadora, implacável e persistente. Autoridades desinformadas, alunos que saem do ensino médio semianalfabetos e assim entram nas universidades, que aos poucos vão se tornando reduto da pobreza intelectual.?

Alguns de nós, que acreditávamos que podíamos mudar o mundo, tivemos a oportunidade de lutar por nossas causas. Isto não eliminava o fato de que estivéssemos equivocados em muitas oportunidades.

Como Ferreira escreve, pessoas que aderiram à luta armada eram generosas, íntegras, tanto que algumas sacrificaram suas vidas. Mas por um equivoco!

Temos de ter uma visão crítica de nossas próprias atitudes e opiniões.

Eu penso exatamente como Ferreira: Não podemos ficar nos deixando por revolta, amargura e outros sentimentos negativos. ?A melhor coisa para o inimigo é o outro lado perder a cabeça.? O desafio contra lúcidos é mais difícil do que contra inconsequentes.

As duas matérias da veja dessa semana merecem ser lidas e gastar o nosso precioso tempo.

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>
Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>