Re: Re: cooperação com Universidade Federal de Pernambuco

Caros colegas
1)Nao posso deixa de mencionar que novamente a ideia de estatisticos eminentes e do Gauss e nao minha ( da mesma forma que a secao Historia da Estatistica no Brasil na pagina da ABE)embora ache uma boa ideia tambem 2)Voce acham que essas pequenas notas poderiam ser publicadas no BJPS da mesma forma que o JRSS? ou devemos organizar melhor a pagina da ABE em Historia Institucional e Estatisticos Eminentes (nos termos do Gauss ou talvez outro adjetivo menos pomposo?) 3)A Revista Brasileira de Estatistica publica desde sua criacao na decada de 40 publica uma secao Vultos da Estatistica Brasileira , mas em geral pessoas ligadas ao IBGE. 4)Certamente esta secao poderia servir de base para incluirmos os dados na Wikipedia. Vamos adiante com essa ideia e daremos a maior forca ao Caio para fazer o projeto do IMPA e que seja tao bom quanto o artigo sobre a USP (dos melhores da secao) Finalmente uma curiosidade ,tendo procurado na epoca diversos estatisticos , tive o prazer de conversar diversas vezes por telefone com o Prof Pimentel Gomes na epoca em que ele preparava a entrevista que deu a Clarice. Ele me telefonava para dar noticias sobre o andamento das coisas e passavamos horas no telefone. Nosso intermediario foi o Prof Memoria que estava preparando sua monografia de historia.Foi uma satisfacao poder conversar com o professor Pimentel embora nao o tenha conhecido mais proximamente Muito interessante tambem foi a participacao do Memoria na solenidade de autorga do Doutro Honoris Causa a David Cox em 2000 na UFRJ. Trouxe com ele um caderno das notas de aulas de Planejamento de Experimentos do David Cox (que deu origem ao livro talvez mais vendido do autor)datado de 1950 em Cambridge quando memoria fazia seu Diploma de Cambridge , um dos titulos mais cobicados em Estatistica na Inglaterra. Passaram a solenidade juntos. Acho que o Memoria deve acompanhar as dicussoes da nossa lista nas horas vagas quando nao esta correndo e vencendo em resistencia o Geraldo de Souza em volta do lago de Brasilia

Basilio de Bragança Pereira
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-Faculty of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Tel: (55 21) 2562-2594 or /2558/7045
www.po.ufrj.br/basilio/
*MailAddress:
COPPE/UFRJ