IME-USP

Iniciação Científica

A Iniciação Científica é um dos programas de pesquisa. Os alunos dos cursos de graduação têm contato com pesquisadores do IME-USP e suas linhas de pesquisa, o que possibilita o aprendizado e desenvolvimento de conceitos e métodos mais avançados do que o usualmente vistos nos cursos regulares de graduação, incluindo tópicos de pesquisa corrente.

Primeiros passos para se tornar pesquisador

O projeto pode ser interunidades e o contato entre estudante e pesquisador pode ser espontâneo, de acordo com a linha de pesquisa pretendida.

O Projeto deve ser registrado no sistema Atena pelo orientador do projeto e aprovado pela CPqI da Unidade. A validação do projeto, cumpridos os requisitos, disponibiliza ao final um certificado que comprova o desenvolvimento da pesquisa e sua carga horária, que inclui a participação no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (veja abaixo).A participação no Programa pode ser submetida como Atividades Acadêmicas Complementares.

Há uma série de oportunidades de bolsas para projetos de Iniciação Científica. Em geral destinam-se a alunos de cursos de graduação para desenvolvimento de atividades de pesquisas sob a orientação e responsabilidade de um pesquisador qualificado. CNPq, CAPES e FAPESP oferecem bolsas de Iniciação Científica.

CNPq

O CNPq destina bolsas de seu programa PIBIC de duas formas.

  1. Bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à Universidade em forma de cotas, que são por sua vez distribuídas às unidades universitárias e finalmente atribuídas aos projetos individuais. Na USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa é o órgão responsável pela administração e distribuição das cotas para as Unidades. Esse programa recebe o nome de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/USP/CNPq). No Instituto de Matemática e Estatística da USP, o processo de seleção e acompanhamento dos projetos participantes do Programa é coordenado pela Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI).As bolsas PIBIC tem duração de um ano, começando em agosto e terminando em julho; assim sendo, o processo seletivo, normalmente, tem início no mês de abril quando são divulgadas as diretrizes gerais e o calendário para apresentação das solicitações. A inscrição para o processo de seleção é feita na Secretaria da Comissão de Pesquisa e consiste na apresentação do projeto de pesquisa, histórico escolar, formulários próprios devidamente preenchidos, Currículo LATTES do orientador e do estudante. Para mais informações, o estudante e/ou orientador, devem procurar, à época do período de seleção a Comissão de Pesquisa onde obterá as informações precisas sobre todo o processo, ou aguardar a divulgação destas informações.
  2. O pesquisador bolsista de produtividade do CNPq também pode submeter seu projeto de iniciação científica para obtenção de bolsa para seu orientando diretamente ao CNPq, segundo editais divulgados a cada três anos (a partir de 2004).

CAPES

As bolsas de Iniciação Científica da CAPES estão inseridas no Programa Especial de Treinamento (PET). Esse programa é institucional, ligado à Pró-Reitoria de Graduação. Os grupos PET podem ser implantados em qualquer área do conhecimento, por iniciativa dos colegiados de curso ou por iniciativa de um ou mais departamentos envolvidos e devem contar com um tutor que deverá ser um pesquisador qualificado.

FAPESP

As bolsas de Iniciação Científica da FAPESP devem ser propostas pelo orientador diretamente à entidade. A solicitação deve ser encaminhada em formulário próprio em qualquer época do ano. O prazo de análise é de aproximadamente 75 dias. Todas as informações acerca dessa modalidade de bolsa pode ser obtida no site da FAPESP.

Programa PICME-USP

O PICME é um programa  que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq. Para maiores detalhes acesse o site do PICME.


A apresentação no Simpósio anual é mandatória para alunos cujos projetos tenham sido inscritos no Programa de Iniciação Científica da USP, em cumprimento conjunto com outros requisitos. Os alunos apresentam o resultado de suas atividades de pesquisa no SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP). 


A CPqI está recuperando projetos de Iniciação científica desenvolvidos no IME, que foram apresentados no SIICUSP ao longo dos anos, desde 3 décadas atrás. Confira alguns trabalhos do Departamento de Ciência da Computação que já estão disponíveis.

Pré-Iniciação Científica

O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa – USP que visa apoiar projetos de pesquisa nas áreas exatas, biológicas e humanas, que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.

O Instituto oferece bolsas de estudos para os alunos participantes de projetos de pré-Iniciação científica. A solicitação deve ser feita pelos supervisores dos projetos, conforme orientações no formulário de cadastro de projeto de pré-iniciação científica.

Compartilhe