IME-USP

Programa de Pós-graduação em Probabilidade e Estatística

O Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) é constituído por um Mestrado e um Doutorado, ambos criados em 1970. Faz parte do grupo de Programas de Excelência Acadêmica (Proex), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que possibilita o oferecimento de um grande número de bolsas e auxílios para participação em eventos e congressos. Nestes mais de 50 anos de atividade, o programa já formou mais de 400 mestres e 300 doutores.

O corpo docente é formado por especialistas em diversas áreas de Probabilidade e Estatística, incluindo modelagem de sistemas complexos e multidimensionais, bioestatística, aprendizagem estatística (machine and statistical learning), análise de risco, análise de sobrevivência, séries temporais, complexidade e fenômenos críticos em neurobiologia, sistemas de partículas, fundamentos de probabilidade e estatística, métodos assintóticos e modelos de regressão. Docentes do Programa coordenam ou participam de grupos de pesquisa internacionais de destaque, o que permite intercâmbio de estudantes e pesquisadores no Brasil e no exterior.

Os cursos de Mestrado e Doutorado tem uma estrutura curricular ampla com disciplinas de teoria de probabilidade e estatística, além de um conjunto de disciplinas específicas que abrangem áreas relacionadas às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente. São oferecidas cerca de 12 disciplinas por semestre, além de algumas disciplinas oferecidas no Programa de Verão do IME-USP. Os alunos ainda contam com uma programação intensa de conferências e seminários organizados pelos grupos de pesquisa do Departamento de Estatística.

O Programa conta com o apoio da CAPES e do CNPq, oferecendo regularmente bolsas de estudos a alunos com dedicação exclusiva e com excelente desempenho. Além disso, os futuros candidatos podem submeter junto com os orientadores do programa projetos para bolsas de mestrado e doutorado junto à FAPESP, o que aumenta as possibilidades de financiamento. O programa incentiva e dá apoio financeiro para alunos participarem de eventos científicos, no Brasil e no exterior.

Compartilhe