Ensino de Matemática e o Computador como Ferramenta: palestra sobre o método usado no
LEM, apresentado no dia 15/09/1997 na Semana de Educação e Matemática no IME - USP
Como introduzir as progressões geométricas de razão 1/2 e 1/3
()
e suas respectivas séries.
Uso do falso paradoxo de Aquiles e a Tartaruga e exploração de um fractal geométrico.
Como apresentar para alunos do Ensino Médio (ou superior) o problema das Torres de Hanói,
incentivando o raciocío do aprendiz.
Examinar o iHanói,
uma implementação de código livro para os alunos tentarem descobrir a regra.
Esse é um dos vários software livres do
LInE visando a Educação livre, com dados privativos.
Como apresentar o problema das Caixas de Galton a partir de um problema fundamental para sua solução,
o problema dos caminhos (material destinado ao prof de Matemática, redigido com várias dicas de como conduzir a atividade,
de modo aos próprios alunos tentarem resolver os problemas).
Examinar o iGalton,
uma implementação de código livro para os alunos poderem simular digitalmente o dispositivo proposto por Galton.
Esse é um dos vários software livres do
LInE visando a Educação livre, com dados privativos.