Esta sala, dedicada ao Prof. Benedito Castrucci, contém obras especiais (preâmbulo OB/ESP) e obras completas (QA3). O acervo do Prof. Castrucci (preâmbulo BBC), foi doado pela família e contou com a ajuda da Profa. Elza Gomide para o trabalho de classificação.

Professor Castrucci era paulistano do Brás, como não poderia nunca desmentir seu forte sotaque ítalo-brasileiro, nascido em 9 de julho de 1909. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1935, e licenciado em Ciências Matemáticas e Físicas, pela Universidade de São Paulo, em 1939.

Designado, em 1940, para o cargo de assistente de Geometria e, posteriormente, foi contratado para o cargo de assistente científico da Cadeira de Geometria Projetiva e Analítica. Em 1942, assumiu o cargo de Professor da Cadeira de Geometria Analítica, Projetiva e Descritiva e, no ano seguinte, doutorava-se pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em Ciências Matemáticas.

Com a desvinculação da Seção de Matemática da Faculdade de Filosofia e a conseqüente criação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, após a Reforma Universitária, Professor Castrucci transferiu-se para o referido Instituto, iniciando assim uma outra trajetória, sempre marcada por dedicação, seriedade e capacidade.

Atuante na área de ensino e de pesquisa participou das mais diversas instituições científicas em sua especialização e contribuiu, também, para as vertentes acadêmico-administrativas da Universidade. Integrou, em 1978, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Serviços à Comunidade (CEPE).

Durante os anos em que exerceu a docência, Professor Castrucci soube aglutinar em torno de si pessoas que levaram adiante seus projetos em geometria. Faleceu em 02 de janeiro de 1995, e até seus últimos anos ainda colaborava com o Departamento coordenando as palestras de Estudos de Problemas Brasileiros.