O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPG-MAT) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é constituído por um curso de Mestrado e por um curso de Doutorado. O Programa conta com um corpo docente, com publicações de impacto internacional, e uma ótima infraestrutura, que inclui laboratórios de informática, salas de estudo e uma biblioteca, com um dos maiores acervos em Matemática da América Latina. Além de um diversificado número de disciplinas oferecidas semestralmente, o Programa conta ainda com cursos de verão básicos e avançados. Tendo se destacado nas últimas décadas como um dos principais centros para a formação de pesquisadores em Matemática, o PPG-MAT vem recebendo altíssima nota nas últimas avaliações trienais da CAPES, o que lhe garante fazer parte do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) desta instituição.