Objetivos do curso | Perfil do profissional a ser formado

  • Melhorar a qualificação dos professores, contribuindo para a formação de profissionais mais adequados às exigências atuais da Educação Básica. Nesse aspecto, pretendemos promover a articulação entre conteúdos específicos e a reflexão sobre a prática em sala de aula, bem como discutir a utilização de recursos, informatizados ou não, voltada ao desenvolvimento de metodologia compatível com os novos paradigmas educacionais.

  • Aprofundar a formação inicial do professor de Matemática de Ensino Fundamental e Médio relativamente a conteúdos, procedimentos e modos próprios de produção do conhecimento matemático de forma a favorecer sua autonomia no exercício da ação docente na Educação Básica. Destacamos, para tanto, a discussão de tópicos básicos de Estatística, Lógica, Teoria dos Números, Geometria, Álgebra e Análise.

  • Buscar uma melhor compreensão sobre os objetivos, as dificuldades e os desafios que cercam os processos de ensino-aprendizagem em Matemática. Isso inclui a discussão e a reflexão sobre as novas tendências da Educação Matemática e dos documentos oficiais para a fase de ensino visada.

  • Incentivar o professor a tornar-se investigador da própria prática, por meio da discussão de subsídios teóricos que possam embasar uma avaliação contínua de seu trabalho de forma a poder melhor adequá-lo constantemente. Tanto o trabalho com projetos como o processo de pesquisa, visando à elaboração de dissertação ao final do curso, são particularmente importantes para a consecução desse objetivo.

  • Desenvolver espírito crítico e familiaridade com bibliografia especializada de forma a que o professor torne-se, em sua escola, um agente de melhoria da qualificação de seus próprios colegas. Tanto a discussão dos conteúdos disciplinares como os processos de reflexão e de pesquisa para a elaboração da dissertação de mestrado são importantes no desenvolvimento de tais competências.