I.A. - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU IMBECILIDADE AUTOMATIZADA?
MÁQUINAS PODEM PENSAR E TER SENTIMENTOS?

Valdemar W. Setzer
Depto. de Ciência da Computação, IME-USP
vwsetzer@ime.usp.brwww.ime.usp.br/~vwsetzer
  1. O que é um computador? Dado e informação. Sintaxe e semântica. O "quarto chinês" de Searle e a semântica. O pensar como processo singular e como ponte entre a percepção e o conceito. Exemplo do xadrez eletrônico e Kasparov vs. Deep Blue. Percepção sensorial e pensamento. Exemplo da visão e da perspectiva linear. O que é compreender e aprender. A auto-determinação do pensar e a liberdade. Qual o papel do cérebro? O cérebro é um computador? A atividade neuronal produz o pensamento ou vice-versa? Crítica a R.Kurzweil e suas profecias. Objeções de Penrose (o pensamento não é algorítmico) e de Fetzer (semiótica).

  2. O que é inteligência? Tipos de inteligência (Gardner e Goleman). Inteligência incorporada em minerais, plantas, animais e seres humanos. Inteligência criativa no ser humano. Inteligência incorporada em máquinas. Máquinas podem ser inteligentes? O Teste de Turing e suas extensões (Harnad). Comparação com o "quarto chinês".

  3. O que é ter sentimentos? Subjetividade e individualidade dos sentimentos. A universalidade das máquinas e a possibilidade de terem sentimentos. Pensar, sentir e querer.

  4. Consciência e auto-consciência. As máquinas podem ter consciência?

  5. O ser humano é uma máquina?

  6. Análise dos filmes The Bicentennial Man de Columbus e Artificial Intelligence de Spielberg. Absurdos presentes nos filmes. Mensagens dos filmes. Influências na mentalidade, principalmente em crianças.

Ver artigo (em inglês) a respeito em www.ime.usp.br/~vwsetzer/AI.html.


Palestras dadas:
  1. 11/12/01, na reunião mensal de engenheiros do ITA em São Paulo;
  2. 5/4/02, na disciplina Introdução à Inteligência Artificial, Instituto de Computação da UNICAMP;
  3. 16/4/02, no Seminário LIAMF (Lógica, Inteligência Artificial e Métodos Formais) do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP;
  4. 26/4/02, na UNESP-Bauru;
  5. 6/5/02, no seminário Telos, do Centro Acadêmico de Filosofia da UNICAMP;
  6. 18/9/02 no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá;
  7. 13/11/02 no II ENECA, Encontro Nacional de Estudantes de Controle e Automação, Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Campinas (info: glauber@eneca.com.br).

Programadas:

  1. 20/11/02 13-14:30 no Insituto de Matemática e Estatística da USP, Cidade Universitártia, sala 144, Bloco B, série Palestras para Ingressantes (mas aberta ao público, info: coelho@ime.usp.br).