A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento

Trata-se de uma disciplina optativa do Bacharelado de Ciência da Computação do IME-USP que poderá ser oferecida pela primeira vez em 1999.

O objetivo é estudar os impactos da forte disseminação do uso das redes de computadores na sociedade em geral e na vida universitária em particular. É também objetivo da disciplina entender melhor os mecanismos pelos quais este impacto é exercido.

Entre os temas a serem abordados dar-se-á ênfase aos diversos papéis exercidos pelo Sistema Operacional Linux na revolução digital em curso. Estes aspectos incluem o estudo e a prática da metodologia de "Bazar" usada para a elaboração do software de fonte aberta.

Outro tema a merecer destaque será o estudo e a prática do uso da rede nas atividades de ensino e aprendizagem.

Pretende-se também enfatizar o estudo e a prática de discussões construtivas em grupo, um mecanismo pouco usado ainda entre nós.

Esta disciplina será de natureza experimental no BCC, mesmo porque ela é muito diferente de quase tudo com que estamos acostumados. Em particular, não está claro quais seriam os mecanismos mais adequados de avaliação do rendimento dos alunos na disciplina.

Partes das disciplinas MAC 324 Estruturas de Dados (primeiro semestre de 1998) e MAC 221 e MAC 222 (segundo semestre de 1998) foram dedicadas a temas semelhantes e a presente disciplina pretende ser uma ampliação de tais aspectos. Para maiores detalhes e algumas indicações bibliográficas podem ser visitadas as páginas abaixo, referentes àquelas disciplinas.

Alguns apontadores para uma bibliografia básica
Página principal do servidor HyperNews do IME; daqui Você chega nas comunidades virtuais das disciplinas citadas.
Home-page da disciplina MAC 324

Os únicos pré-requisitos para esta disciplina são uma grande vontade de entender as questões mencionadas e uma forte pré-disposição para efetivamente participar de trabalhos em grupo.

Imre Simon


e-mail: Imre Simon <is@ime.usp.br>

Last modified: Mon Oct 5 17:50:04 EDT 1998