MAC 333 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento

Tema 3 - Caos e Emergência (versão 0.2 de 19mar99)


Introdução

Neste tema apresentaremos o conceito e principais características de Sistemas Complexos Adaptativos e tentaremos analisar alguns aspectos da Revolução Digital (Internet por exemplo) como exemplos de tal sistema. Antes, porém vamos esclarecer que o termo "emergência" se refere a novidade que emerge, que vem à tona, no sentido de que após o caos espera-se o surgimento de algo diferente (bom). Pode ser feita uma analogia ao notar que o ideograma em chines para a palavra "crise" é constituido por uma combinação dos símbolos de "perigo" e "oportunidade". Ou seja, a crise (transição de fase) oferece uma oportunidade (emergência) para escapar do perigo (caos). Ou ainda, a crise pode levar a uma nova oportunidade (sistema sobrevive em novo estado que emergiu) ou a uma situação de perigo (sistema é destruido por não resistido ao caos da transição de fase). Confira os termos usados mais adiante.

Sistemas Complexos Adaptativos

São sistemas / fenômenos distintos mas com várias características em comum. São complexos pois estão muito além da capacidade descritiva da nossa ciência e são adaptativos pois são capazes de se adaptar a novas condições que lhe são impostas pelo seu ambiente.

Uma boa referência de pesquisa é o Santa Fe Institute (http://www.santafe.edu) - veja área "research". Outros pontos de referência encontram-se no Program for the Study of Complex Systems da Universidade de Michigan (http://pscs.physics.lsa.umich.edu//pscs.htm); no New England Complex Systems Institute (http://necsi.org); e no Instituto MITACS, The Mathematics of Information Technology and Complex Systems (Canada) (http://www.mitacs.math.ca/).

Características comuns

Exemplos de Sistemas Complexos Adaptativos

Outros exemplos ?

Os exemplos acima citados são todos bem conhecidos e há bastante material disponível que os analise como SCAs. Porém os seguintes exemplos carecem de maiores estudos para que assim sejam considerados.

Sugestão

Nos exemplos apontados, e em outros que Você aponte, procure identificar as características básicas de SCAs, identifique também o papel e a importância dos termos do dicionário de SCAs (ver adiante) no funcionamento em diferentes fases ou etapas do exemplo considerado.

A Internet como um SCA

A Internet é uma rede mundial tecnologicamente sofisticada, sensível (que reage às ações de seus componentes) e que funciona. Não há uma pessoa ou órgão que controle a Internet de forma centralizada. Nós sequer sabemos o caminho que uma mensagem pode percorrer até chegar ao seu destinatário. Posso saber que inicialmente passará pelo roteador da USP e de lá para o roteador da FAPESP mas e depois ? O aspecto adaptativo é muito visível na Internet: se um dado nó da rede simplesmente for desligado as mensagens ainda assim serão entregues corretamente, graças aos algoritmos de roteamento e redundâncias na arquitetura da Rede. Especulamos assim que a Internet sobrevive apesar de ações locais e porque não há coordenação central. Aliás estas características faziam parte das motivações básicas que levaram à idealização do conceito de computação de pacotes. Leia mais sobre isto em Informação: Computação e Comunicação (seção 4.2 A ARPANET).


Para a próxima semana: encontrar na Internet material que sirva como uma introdução ao tema Caos e Emergência, uma introdução exaustiva informativa, tanto quanto possível no espírito destas aulas, de 20 a 30 páginas.


Estas notas foram preparadas por Edward Iamamoto e Roger Gailland.


MAC 333 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento


e-mail: Imre Simon <is@ime.usp.br>
Last modified: Fri Mar 19 11:41:31 EST 1999