Instituto de Matemática e Estatística
Seminário de Educação Matemática


Quintas-feiras: das 16h30 às 18h30 - sala 243 A
Período: 2004

Pasta: número 25 – xerox do Bloco B
Professor coordenador: Antonio Carlos Brolezzi  <www.ime.usp.br/~brolezzi>

Lista de discussão: brolezzi-gemime@ime.usp.br

Próximos temas:

11 de março: Ernani Nagy de Moraes – O Ensino de Matemática na Escola de Aplicação da FEUSP

25 de março: Antonio Carlos BrolezziO Alguns exemplos de Atividades Criativas em Sala de Aula de Matemática

Ref.: MACHADO, Nílson José & CUNHA, Marisa O. (org.) Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. - São Paulo: Escrituras Editora, 2003. - (Coleção ensaios transversais; 23).

15 de abril: Patrícia Rodrigues – Funções: uma introdução

Ref.:

CLEMENT,Lisa. "What Do Students Really Know about Function?" Mathematics Teacher, Vol.94, nº 9, December 2001, pp. 745-748.

DYKE, Frances Van. "Using Graphs to Introduce Functions" Mathematics Teacher, Vol.96, nº 2, February 2003, pp. 126-129.

FOGAÇA, Mônica. "Imagens Mentais e Compreensão de Conceitos Científicos" in Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática/ organizadores Nílson José Machado, Marisa O. Cunha. - São Paulo: Escrituras Editora, 2003. - (Coleção ensaios transversais; 23).

MILLER, Syrilda. "Understanding Transformations of Periodic Functions throught Art". Mathematics Teacher, Vol.94, nº 8, November 2001.

06 de maio: Andréa Alves – Equações: soluções geométricas

27 de maio: Jorge  Por que Bháskara?

03 de junho: Carol  Seqüências

17 de junho: Andréa Alves – Equações: soluções geométricas (parte 2)

27/10/2004: Fernando Barnabé –Um estudo sobre a matemática de Simon Stevin (1548-1620)

 

 

 

 

Temas anteriores – ano 2003 <http://www.ime.usp.br/~brolezzi/seminarios/gemime/2003.html>