UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
A INTERNET COMO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Autor: Ruy Ferreira
Dissertação apresentada ao Programa Integrado de Pós-Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, para obtenção do título de Mestre em Educação. 
Cuiabá - Ano 2000 
RESUMO
ABSTRACT
Palavras-chaves
Keywords
Texto completo em arquivo zip para download
Arquivo 1
Arquivo 2
Arquivo 3
Retorno para página de Antonio Carlos Brolezzi
RESUMO: Este trabalho apresenta uma experiência realizada em Primavera do Leste/MT, entre 1998/1999, na qual professores efetivos da rede escolar municipal, em atividade no Ensino Fundamental, são capacitados à distância no emprego da Internet, utilizando a própria rede mundial como mídia da capacitação. O estudo ocorreu num contexto maior, sendo parte do planejamento estratégico para o emprego de tecnologia educacional no Ensino Fundamental daquela cidade. Na experiência buscaram-se dados sobre a viabilidade econômica dessa modalidade de ensino não-presencial, ao mesmo tempo, coletou informações sobre a satisfação das expectativas dos professores participantes do projeto. Foram utilizados métodos qualitativos tanto na coleta como na interpretação de dados, explorando novos meios de interação e comunicação entre participantes, como correio eletrônico, fórum de discussão, páginas de hipertexto (homepage) e entrevistas através do IRC (Internet Relay Chat). Conclui ser possível capacitar via Internet professores em serviço, confirmando ser viável economicamente aos cofres públicos municipais o oferecimento de cursos na modalidade de educação à distância, atendendo plenamente às expectativas dos professores. Propõe políticas permanentes de Extensão Universitária como forma de aliviar a demanda por formação continuada neste segmento de mercado. Sua contribuição teórica está na adaptação à realidade local de modelos pedagógicos para atividades acadêmicas via Internet, propostos por Judi Harris. 
Palavras-chaves: Professores do ensino fundamental; Formação continuada; Educação à distância; Inovações tecnológicas; Internet na educação; Tecnologia educacional; Educação permanente.
ABSTRACT This work presents an experience accomplished in Primavera do Leste/MT, among 1998/1999, where effective teachers from municipal school net, in activity on the Fundamental Teaching, are qualified by distance in the employment of Internet, using the world net as media for training. The study happened in a larger context, being part of the strategic planning for the employment of educational technology in Fundamental Teaching of that city. In the experience it looked for data about the economical viability of that non-presence teaching modality, at the same time, it collected information about the satisfaction of the project participant teachers' expectations. Qualitative methods were used in the collection and in the interpretation of data, exploring new interaction and communication ways among participants, as electronic mail, discussion forum, hypertext (homepage) and interviews through IRC (Internet Relay Chat). It concludes to be possible to qualify teachers in service through Internet, confirming to be economically viable to the municipal public safes to offer courses in the distance education modality, assisting the teachers' expectations fully. It proposes permanent Academical Extension politics as a form of alleviating the demand for continuous formation in this market segment. Its theoretical contribution is in the adaptation to the local reality of pedagogic models for academic activities through Internet, proposed by Judi Harris.
Keywords: Teachers of the fundamental teaching; Continuous formation; Distance Learning; Technological innovations; Internet in the education; Educational technology; Permanent education.
Voltar
Mensagem para Ruy Ferreira 
Página de Antonio Carlos Brolezzi
 Disponível desde 1º de maio de 2000.