RESUMO: |
Este trabalho apresenta
uma experiência realizada em Primavera do Leste/MT, entre 1998/1999,
na qual professores efetivos da rede escolar municipal, em atividade no
Ensino Fundamental, são capacitados à distância no
emprego da Internet, utilizando a própria rede mundial como mídia
da capacitação. O estudo ocorreu num contexto maior, sendo
parte do planejamento estratégico para o emprego de tecnologia educacional
no Ensino Fundamental daquela cidade. Na experiência buscaram-se
dados sobre a viabilidade econômica dessa modalidade de ensino não-presencial,
ao mesmo tempo, coletou informações sobre a satisfação
das expectativas dos professores participantes do projeto. Foram utilizados
métodos qualitativos tanto na coleta como na interpretação
de dados, explorando novos meios de interação e comunicação
entre participantes, como correio eletrônico, fórum de discussão,
páginas de hipertexto (homepage) e entrevistas através do
IRC (Internet Relay Chat). Conclui ser possível capacitar via Internet
professores em serviço, confirmando ser viável economicamente
aos cofres públicos municipais o oferecimento de cursos na modalidade
de educação à distância, atendendo plenamente
às expectativas dos professores. Propõe políticas
permanentes de Extensão Universitária como forma de aliviar
a demanda por formação continuada neste segmento de mercado.
Sua contribuição teórica está na adaptação
à realidade local de modelos pedagógicos para atividades
acadêmicas via Internet, propostos por Judi Harris. |