O que aconteceu com este garoto?


Foto de Larry Wos


Cego de nascença.
Filho de um alcoólatra que largou a esposa quando ele tinha 6 anos.
A mãe, que tinha mais duas filhas, teve então que trabalhar em fábricas para obter o sustento da família. Na Chicago dos anos 30, a casa onde morava não tinha banheira nem água quente.


Um teste de inteligência (feito quando ele era criança) o classificou como “gênio”. Apesar da deficiência visual, a mãe o deixava brincar nas ruas como as outras crianças.

Ia à escola para crianças sem deficiência. Formou-se na Escola Secundária e fez graduação e mestrado em Matemática na Universidade de Chicago, uma das melhores dos Estados Unidos. Na época, os livros de estudo não estavam traduzidos para Braille. Ele desenvolveu um código Braille especial para símbolos matemáticos.

Depois, fez Doutorado em Matemática na Universidade de Indiana.Já casado, precisando de um emprego, tentou ser professor nesta mesma universidade, mas foi rejeitado por ser cego. Então decidiu aprender a programar computadores para conseguir um emprego. Após ter se tornado um excelente programador, apareceram várias oportunidades. Voltou a Chicago para trabalhar no Laboratório Nacional em Argonne. Lá, começou a estudar como “ensinar” computadores a provar teoremas. Hoje é o principal pesquisador no mundo na área de “Raciocínio Automatizado”. Graças aos esforços dele e de sua equipe, alguns importantes resultados matemáticos foram obtidos com o auxílio de programas chamados “provadores automáticos de teoremas”.

Além disso, é considerado o melhor jogador de boliche dos Estados Unidos (entre os jogadores cegos), joga cartas muito bem, pratica pesca submarina e está casado há 48 anos.

Esta é a biografia de Larry Wos.