From: Gilson Volpato <volpgil@gmail.com>
Date: 2009/6/23
Subject: Lançamento - LIVRO - Gilson Volpato - Administração da Vida Científica
To: Gilson Volpato <volpgil@gmail.com>

Caros colegas,

É com muita satisfação que comunico o lançamento de meu novo livro:
Administração da Vida Científica. Cultura Acadêmica, São Paulo. 1ª
ed., 142p. ISBN: 978-85-98605-79-1.

Está disponível no site www.bestwriting.com.br

Texto da orelha da primeira capa:
"É triste vermos, ao final de uma carreira, o insucesso profissional
de pessoas que, potencialmente, poderiam ter sido brilhantes." [p.
32]. A tese defendida neste livro é que competência na especialidade
não é suficiente pra se conseguir sucesso profissional. É necessária
administração eficiente da vida científica.
As atividades dessa vida científica incluem pesquisa, ensino, extensão
e administração, seja na Universidade ou em Institutos de pesquisa.
Porém, nessas instituições, há infinitos bugs administrativos.
Livrar-se deles é uma arte.. que é tratada neste livro.
O autor discorre sobre pirncípios, estratégias e táticas que levam o
cientista a refletir sobre a forma como administra sua vida
profissional. Mais que regras práticas, muitas das questões provocam
reflexões sobre o nosso papel enquanto cientista e educador (o autor
entende que são atividades imbricadas).
No primeiro capítulo, aborad princípios fundamentais, ligados às
razões éticas e sociais das condutas, bem como a organização das
idéiase construção de planos estratégicos. No segundo capítulo, trata
especificamente do tempo; por que economizar, onde desperdiçamos e
como ganhar tempo? No terceiro capítulo, apresenta estratégias e
táticas para soluções de problemas cotidianos da carreira científica,
como Burocracia, Financiamento, Estágios, Orientadores, Estagiários,
Concursos, Reuniões, Publicações, Laobratórios, Informática etc.

SUMÁRIO

Dedicatória
Agradecimentos
Preâmbulo

CAPÍTULO I - Princípios Fundamentais
Ciência e Ética
Crise de Qualidade
Satisfação Profissional
Por que Administrar?
Adminsitrar com Equilíbrio
Vida Científica Sustentável
Visão, Missão, Meta e Objetivo
Fases da Carreira
Pensando Grande
O Ideal
Conheça seu Potencial
Vaidades
Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração
Por Onde Começar?
Plano Estratégico
Como Estou Administrando?

CAPÍTULO 2 - Administração do Tempo
Por que Economizar Tempo?
Onde Desperdiçamos Tempo?
Como Ganhar Tempo?

CAPÍTULO 3 - O Cotidiano Profissional
Burocracia
Informática
Progresso Científico
Compromissos
Currículo
Escolha de Orientador
Estágio no Exterior
Concursos Públicos
Crescimento Profissional
Laboratórios
Estagiários
Editais de Financiamento
Publicação Eficiente
Redação de Manuscritos
Publicações e Citações
Comissões
Reuniões Administrativas
Congressos Científicos e Similares
Relatórios
Pareceres

Referências

Literatura Adicional

Abraços,

Gilson Volpato
--
Ph.D. - Zoology
MS-5 in Animal Physiology

Head of the Research Center on Animal Welfare
http://recawbrazil.googlepages.com/home

Chief Editor of the Annual Review of Biomedical Sciences (arbs@unesp.br)
http://arbs.biblioteca.unesp.br

--