De: Alexandre Galvão Patriota [mailto:patriota.alexandre@gmail.com]
Para: Luiz Sergio Vaz; abe-l@ime.usp.br
Assunto: Re: [ABE-L]: Heteroscedasticidade

Luiz,

A verdade é que nenhuma das duas grafias pode ser considerada errada, pois ambas estão regiustradas no VOLP (Vocabulário ortográfico da língua portuguesa) da Academia Brasileira de Letras (a autoridade máxima da língua portuguesa aqui no Brasil). Segue a resposta da Academia Brasileira de Letras:

  ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

  _____

ABL RESPONDE

Pergunta : Olá, Sou estatístico e estou com dúvida na grafia da palavra "heterocedástico".  Qual seria o mais adequado, heterocedástico ou heteroscedástico? sei que a VOLP registra as duas formas como corretas, mas existe alguma explicação mais elaborada que eu possa repassar para meus colegas? Seria interessante notar que a ABE (associação Brasileira de Estatística) recomenda o uso da palavra heterocedástico, veja em [ http://www.redeabe.org.br/English_PortugueseSPE_ABE.pdf ]. O grande problema é que alguns professores e estatísticos consideram essa grafia errada. Agradeço antecipadamente qualquer ajuda. Sinceramente, Alexandre.

Resposta : As duas grafias estão corretas, pois ambas estão registradas no VOLP. Nenhuma das duas pode ser considerada errada.