Apontadores

Bem vindo! Encontram-se aqui informações sobre projetos, pesquisas e cursos relacionados ao uso do computador no ensino/aprendizagem de Matemática.

Se nas outras frases desta páginas aparecerem caracteres "estranhos", procure alterar a codificação da página para UTF-8.
Todas as páginas do sítio do LEM estão codificadas com UTF-8.

Objetivos

O objetivo do LEM é desenvolver e difundir metodologias de ensino de Matemática utilizando o computador. Este material é regularmente oferecido, através de cursos, para professores de Matemática do ciclos Fundamental e Médio (antigos 1º e 2º graus), principalmente da rede pública de ensino.

Sobre o LEM
Laboratório iniciado em 1996 para desenvolver e testar sistema computacionais no ensino/aprendizagem, além de divulgar este conhecimento em cursos para professores de matemática.
Atualmente os cursos do LEM concentram-se no programa de Verão do IME-USP.
Parte dos sistemas computacionais desenvolvidos pelo LEM podem ser encontrados no sítio do iMática, como por exemplo o iGeom.
iMática: Matemática Interativa
O projeto iMática foi inicado em 1999, visando fornecer material didático para ensino e aprendizagem de Matemática, na forma de conteúdos on-line ou que possam ser descarregados (download), sendo vários interativos (permite experimentação). Além disso o iMática disponibiliza ferramentas computacionais desenvolvidas e testadas dentro do LEM. Entre 1996 e 2000 o LEM realizou cursos com aluno do ensino médio de escolas estaduais, inicialmente com a Escola de Aplicação da USP, depois com as escolas EEPSG Alberto Torres e EEPSG Emigdio de Barros. Veja aqui algumas fotos de turmas de alunos do Ensino Médio em curso no LEM.
Informática na Educação
Veja alguns artigos sobre uso de recursos interativos em ambientes Web para ensino/aprendizagem de Matemática.